O professor e cirurgião dentista Nicácio Garcia Hernandes receberá, na sexta-feira, 6, o título de “Cidadão Linense”, em uma sessão solene na Câmara de Lins. A homenagem é do vereador Dr. Marino Bovolenta Jr (PV) e está marcada para as 20h.
Nicácio mora, atualmente, em uma chácara, de Guaiçara, e teve importantes colaborações ao longo da história da Faculdade de Odontologia de Lins.
“A trajetória de vida do Dr. Nicácio sempre foi de muita luta e dedicação ao trabalho e a sua família, sendo um ser humano simples, humilde e interiorano”, diz o vereador, ao justificar a homenagem.
O professor, de 64 anos, é natural de Taiaçu, no interior do estado de São Paulo. Também morou em Alto Alegre, onde, por ser apresentar bom desempenho nos estudos, foi convidado para morar em Lins, junto com os pais de um professor.
Para ajudar financeiramente a família do professor, vendia salgados. Nicácio foi aluno do Instituto Americano de Lins (IAL). A trajetória dele na Faculdade de Odontologia de Lins começou em um emprego de varredor de páteo, quando a instituição ainda funcionava dentro do IAL.
Após ter sido aprovado no vestibular para Odontologia, teve que trancar a matrícula, por problemas financeiros. Mas, um ano depois, ao ser chamado para administrar a faculdade, conseguiu retornar ao curso.
É casado com D. Luzia, desde 1969 e tem três filhos. Em 1972, colou grau no curso, como melhor aluno da turma. Em um ano, já atuava como professor assistente na disciplina de prótese, no curso de Odontologia.
O atual prédio da faculdade, na rua Tenente Florêncio Pupo Neto, no Jardim Americano, foi construído na década de 70. “Nicácio ajudou em todos os sentidos, desde os serviços gerais até a instalação dos equipamentos”, conta Dr. Marino.
Nicácio foi coordenador da faculdade entre 1978 e 1982. Alcançou o posto de diretor, em 1987, onde permaneceu até 1994, quando assumiu a superintendência do IAL.
Ele sempre manifestou preocupações em questões sociais. Foi coordenador de um projeto que atende a população indígena, através de missões em todo o País. Por esse motivo, recebeu homenagem da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), com o título de professor emérito.
Atendeu ainda, assentados e pescadores da região. Foi o coordenador de um projeto de orientação a higiene bucal em escolas públicas e, até hoje, atende a população carente na Unimep.
Nicácio é delegado, pela terceira vez, do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP), na regional de Lins. Fez parte da Diretoria da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas de Lins (APCD) e já foi membro do Conselho Municipal de Saúde.
“Ele sempre colaborou com o Asilo São Vicente de Paulo, APAE e Casa dos Cegos de Lins”, afirma o vereador. “Mas sempre prefere o anonimato”.
O homenageado também é apaixonado pelo Clube Atlético Linense.