02 OUT 2019
Câmara realizará a entrega do Título de ‘Cidadã Linense’ à professora Silvani Daruiz; homenageada possui ampla trajetória nos meios acadêmicos

Nesta sexta-feira (4), às 20h, a Câmara Municipal de Lins, realizará a 8ª Sessão Solene deste ano, ocasião em que será entregue o Título de “Cidadã Linense” à ilustríssima sra. Silvani Daruiz. O projeto de lei que concede tal honraria é de autoria do vereador Profº Nakai (PSDB).

SOBRE A HOMENAGEADA

Silvani Daruiz (80) nasceu em 12 de outubro de 1938, no município de Monte Verde Paulista (SP). É filha de Anísio Daruiz e Sylvia Bueno Brandão Daruiz - irmã de Anísio Daruiz Júnior e Darcy Daruiz.  Entre 1950 e 1956, cursou o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Santo André e no Instituto Estadual de Educação Aurélio Arrobas Martins, de Jabuticabal (SP).

UMA VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO

No ano de 1959, Silvani concluiu o Bacharelado em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e, em 1960, a Licenciatura Plena em Letras Neolatinas pela referida Universidade. No ano de 1972 concluiu a Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins.

Visando aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos, cursou as Habilitações de Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Escolar, nas Faculdades Farias Brito, em Guarulhos (SP), além de vários cursos de especializações voltados para a educação. Professora desde 1961, atuou em diversas escolas e universidades de Lins e região, entre as quais o Instituto de Educação 21 de Abril, Escola Técnica de Lins, Instituto Americano da Igreja Metodista de Lins, Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins e Unisalesiano.

Com experiência diferenciada na área de Letras, com ênfase na Língua Portuguesa, Silvani possui profundo saber nos seguintes temas: “Saramago”, pesquisa, literatura portuguesa, dramatização, língua portuguesa, alfabetização e dislexia. Ao longo das últimas décadas, com imensa dedicação e carinho pelos estudos, produziu vasto conteúdo em sua área de conhecimento com publicações bibliográficas e apresentações artísticas no teatro, na música e no cinema.

Inúmeros foram os eventos, bancas e comissões julgadoras que participou e orientou - colaborando com a formação de um sem número de jovens.

ACADEMIA LINENSE DE LETRAS

Silvani Daruiz é membro fundadora da Academia Linense de Letras (ALL), sendo titular da cadeira nº 20, cujo patrono é José Saramago, onde atualmente exerce com muito orgulho a função de presidente da instituição. Atuante na comunidade, sempre com objetivo de fazer o bem a quem precisa, ela também se dedica ao trabalho voluntário. Silvani é secretária na Associação de Diabetes de Lins e região.