No início da sessão de segunda-feira, 28, os vereadores ficaram por dentro das ações realizadas no “Programa de Saúde Bucal”, realizado pela secretaria municipal de saúde. A responsável pelo programa, Renata Ariano Furquim Barnabé, utilizou a “Tribuna Livre” da Câmara e falou sobre os avanços ocorridos na saúde bucal.
Renata destacou a formação de uma equipe de prevenção de saúde bucal na cidade, citando, inclusive, a capacitação que houve para que agentes comunitárias de saúde possam, também, orientar a população a procurar os serviços disponibilizados pelo município.
A responsável pelo projeto na cidade também abordou a implantação do programa “Dente Escola”, que é realizado em escolas e creches municipais. O programa visa, de acordo com Renata, o reforço dos hábitos de higiene bucal e a prevenção da perda precoce dos dentes.
O programa “Bebê Sorriso” também foi citado por Renata. Gestantes matriculadas no pré-natal de unidades básicas de saúde são orientadas dentro do projeto, para que seus bebês sejam contemplados, posteriormente.
No programa “Sorria Lins”, ações educativas e preventivas são desenvolvidas na cidade, de forma itinerante, porém, com agendamento prévio, e consegue reforçar os hábitos de higiene oral, conforme relatou Renata. Segundo ela, quando há a necessidade, os casos são encaminhados para atendimento nas unidades básicas de saúde.
Em Lins, além de todos esses projetos visando a saúde bucal, há o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), destacado na Tribuna Livre. “Somente no ano passado, o CEO fez mais de cinco mil atendimentos”, informou Renata.
O vereador Durval Marçola (PTB) elogiou a secretária municipal de saúde, Cláudia Nunes, por estar a frente da pasta, que mantém as ações de saúde bucal. Vários profissionais da secretaria acompanharam a sessão.