A região, onde os serviços de saneamento básico são operados pela Unidade de Negócios Baixo Tietê e Grande, da Sabesp, sediada em Lins, é a primeira do estado de São Paulo a ter o abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos universalizados.
A conquista foi comemorada no final da manhã desta sexta-feira, 23. Presentes no evento, o vice-presidente da Câmara de Lins, vereador Damião Franco de Souza (PSDB), além dos vereadores Dr. Marino Bovolenta Júnior (PV), Durval Marçola (PTB), Aparecido Correia (PMDB), José Gomes (PPS) e Mauro Gás (PP).
Houve a entrega de 19 obras, realizadas em cidades da região, entre estações de esgoto, poços profundos e reservatórios de água, em um evento na Unimep. Uma dessas obras é a perfuração de um poço profundo no bairro Irmãos Andrade, em Lins.
As obras contaram com investimento de mais de R$ 32 milhões e permitiram a universalização do saneamento, na região operada pela Sabesp, que envolve 83 municípios.
Para a secretária estadual de saneamento e energia, Dilma Penna, a universalização nessa região é uma importante conquista. “Se você tem os serviços de saneamento, você tem menos doenças e também diminui os índices de mortalidade infantil”, afirma.
A expectativa do governo estadual é que a universalização em todo o interior de São Paulo ocorra até 2015. O objetivo é investir em obras de saneamento, mesmo em municípios que não são operados pela Sabesp. De acordo com Dilma, somente em 2024, poderá ser comemorada a universalização em todo o estado.
“Infelizmente, o saneamento está muito atrasado no Brasil, mas a região de Lins, com seus 83 municípios, já conseguiu”, atestou o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira.
Dilma e Gesner, juntamente com o presidente da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), Hugo de Oliveira e o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Semeghini, receberam do prefeito de Lins, Waldemar Sândoli Casadei (PMDB), decretos que os consideram hóspedes oficiais do município.
“Isso é inédito, não acontece em todo o País e a região de Lins é a primeira a contar com os serviços universalizados”, comemorou Casadei.
A Arsesp assinou um convênio com a Prefeitura de Lins para que o órgão acompanhe os serviços de saneamento, prestados pela Sabesp.
O governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB) era esperado para o evento. No entanto, segundo assessores, não pôde estar presente, por compromissos na capital paulista.