O presidente da Câmara, vereador Edgar de Souza (PSB) e o vereador Aparecido Correia da Silva (PMDB) prestigiaram a abertura oficial, no sábado, 7, pela manhã, da Semana da Cultura Japonesa, em Lins.
A terceira edição do evento vai até domingo, 15, e tem como lema, nesse ano, "a construção dos próximos cem anos", uma referência ao centenário da imigração japonesa, comemorado em 2008.
A abertura oficial foi na Praça "Beato Antônio Frederico Ozanan" e teve diversas apresentações, entre elas, de taiko e de bom odori, além de homenagens. Na solenidade, estiveram a vice-prefeita de Lins, Keiko Obara Kurimori, que representou o prefeito Waldemar Sândoli Casadei (PMDB), e vários secretários municipais.
O objetivo dos organizadores, através do evento, é preservar a cultura japonesa. Por isso, serão realizadas até o final de semana, apresentações culturais, competições esportivas, jantares, debates, e exibições de filmes, em praças de Lins e, principalmente, no Blue Tree Park.
Um dos principais eventos será o 3º Fórum de Lideranças Nikkeis, que deverá contar com importantes autoridades de todo o Estado, que têm origem japonesa. Será no Blue Tree Park, no sábado, 14, às 10h e terá, inclusive, a performance "O tempo num traço de Nankin", com o artista plástico Deraldo.
A primeira edição da Semana da Cultura Japonesa ocorreu há dois anos, quando era comemorado o centenário da imigração japonesa. Em 18 de junho de 1908, aportou no Brasil, no Porto de Santos, o "Kasato Maru", o primeiro navio com imigrantes japoneses que chegava ao País.
As famílias vieram, na maioria, para trabalhar em cafezais no interior paulista. O Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis.
PARCERIA
A Câmara Municipal de Lins é parceira da Semana da Cultura Japonesa. Desde a semana passada, a página do Poder Legislativo na internet (www.camaralins.sp.gov.br), exibe um banner, que destaca a realização do evento, em Lins, entre 7 e 15 de agosto.
O saguão da Câmara foi decorado, com artigos da cultura japonesa.