Aconteceu nesta segunda-feira, 15, na Câmara Municipal de Lins a 3ª sessão ordinária de 2016. Seis projetos foram aprovados e muito discutidos durante a sessão.
Antes da deliberação dos projetos, esteve presente na Câmara o Sr. bispo Diocesano de Lins, Dom Francisco Carlos da Silva, que falou sobre “o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.
Durante seu discurso, o Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Francisco explicou que o tempo da quaresma é o momento para as pessoas refletirem temas relevantes que não se restringem apenas à comunidade eclesial, mas sim que ultrapasse a fronteira da realidade social. E a Campanha da Fraternidade de 2016 reflete essa preocupação. ‘’A Campanha teve início numa diocese no Rio Grande do Norte, em 1962 e no ano seguinte foi para todo estado do Rio Grande do Norte, abrangendo todo território nacional passando a ser um organismo de conferência nacional dos Bispos do Brasil’’, explicou o Bispo.
Essa conferência promove neste ano a Campanha cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da quaresma. A campanha é ecumênica, ou seja, apesar de ser dos Bispos, pelo quarto ano ela se realiza em conjunto com outras igrejas Cristãs que fazem parte do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs).
O objetivo geral da campanha este ano é assegurar os direitos ao saneamento básico para todas as pessoas e promover a luz da fé por políticas públicas e responsáveis que garantem a integridade da comunidade, que é a ‘’Nossa Casa Comum’’. Casa comum refere-se ao planeta terra.
Os grandes acontecimentos que abalam a natureza são respostas de tantos anos de poluição, desmatamento, etc. Por isso o tema desse ano visa a responsabilidade de cada um para com a natureza. O saneamento básico, por exemplo, preserva as condições do meio ambiente, previne doenças, melhora a qualidade de vida e a produtividade do indivíduo. Embora seja lei, a realidade mostra que milhões de brasileiros ainda não tem acesso ao saneamento básico.
O presidente da Câmara, Dr.Marino Bovolenta Jr (PV) agradeceu a presença e as explicações do Bispo Dom Francisco, e disse que a Casa está à disposição.
Após o término da Tribuna Livre o presidente da Câmara suspendeu a sessão por 20 minutos para a discussão de um projeto de lei na sala de reuniões.









