17 MAR 2020
Saiba como se proteger do coronavírus (COVID-19); higiene é fundamental

Para evitar a disseminação do coronavírus é necessário que medidas de prevenção sejam adotadas. De acordo com o Ministério da Saúde, ações básicas de higiene são fundamentais para evitar o contágio: lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.

Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

NOVOS E MELHORES HÁBITOS

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

USO DE MÁSCARAS E AGLOMERAÇÕES

As máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. É importante que as pessoas tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo. Possuir produtos de higiene comprados e armazenados como uma medida de prevenção é importante.

No caso das crianças, recomenda-se aos pais e/ou responsáveis, que adquiram fraldas e outros produtos em maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

Para saber mais sobre o coronavírus, clique aqui: https://www.saude.gov.br/ .

Fonte: Ministério da Saúde/Assessoria da CML | Jornalista Ricardo Rodrigues.