22 AGO 2019
Presidente Neto Danzi visita entidades que atendem crianças e adolescentes; iniciativa visa estreitar o relacionamento entre a Câmara e instituições do ‘terceiro setor’
Durante as reuniões, diretores apresentaram os desafios que enfrentam e fizeram pedidos ao chefe do Legislativo linense

O presidente da Câmara Municipal de Lins, vereador Neto Danzi (SD), visitou entre os meses de julho e agosto, organizações do chamado terceiro setor com o objetivo de conhecer em detalhes os serviços oferecidos por estas entidades à crianças e adolescentes e os desafios que enfrentam. Além disso, também verificou como são utilizados os recursos financeiros repassados pelo Executivo após autorização do Legislativo.

As organizações beneficiadas por estes repasses são chamadas de ‘terceiro setor’: associações, fundações, ONGs, instituições religiosas e demais entidades sem fins lucrativos que atuam em prol do bem-comum e da cidadania. Elas realizam o acolhimento de crianças enquanto os pais trabalham, bem como promovem a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de cursos de capacitação profissional e indicação para o preenchimento de vagas em empresas e setor público.

“Estas instituições oferecem desde uma boa alimentação até o encaminhamento para a vida profissional. Portanto, são grandes parceiras das famílias e do próprio Poder Público. Merecedoras do nosso apoio e de investimento governamental. E por receberem dinheiro público, cabe a nós, vereadores, acompanhar esta utilização”, explica o presidente Danzi.

CONVERSA FRANCA

O contato direto dos agentes políticos com diretores, funcionários, voluntários destas entidades e seus assistidos, de acordo com Danzi, possibilita um diálogo aberto e franco entre as partes. Algo fundamental para se avaliar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

“A Câmara está de portas abertas às entidades, mas é preciso também ir ao encontro destas organizações. Ouvindo, dialogando e entendendo a situação de cada uma delas. Assim, realizamos nosso trabalho com mais eficiência. É o que se exige cada vez mais da classe política”, afirma.

É PRECISO MAIS INVESTIMENTOS

Nas semanas em que percorreu as instituições linenses, Danzi constatou que em algumas delas, apesar do empenho e boa vontade dos seus administradores, é preciso maior presença do Poder Público e a participação da iniciativa privada.

“Algumas entidades necessitam de reformas estruturais, aquisição de equipamentos, entre outros.  É preciso um carinho especial por parte do município. Acredito também que as empresas, a iniciativa privada, por meio de patrocínios ou via doação de parte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), também podem se aproximar destas instituições. Todo aporte financeiro ou mesmo de compartilhamento de conhecimento é importante. Avalio que as visitas foram positivas. Recebi alguns pedidos e estou empenhando para encontrar as soluções necessárias aos problemas apresentados”, informa.

Durante sua rodada de visitas e reuniões, o presidente do Legislativo linense esteve nas seguintes organizações: Casa da Criança de Lins; Instituto de Educação Infantil Quadrangular, Comunidade Educacional para o Trabalho (CEPT) - Horta; Ong Olaria; Fundação Gil Pimentel Moura; CEMIC; e Centro de Formação do Mirim.

***Confira os locais visitados, clique aqui: https://www.camaralins.sp.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/656/Presidente-da-C%C3%A2mara,-vereador-Neto-Danzi-(SD),-visita-institui%C3%A7%C3%B5es-do-terceiro-setor