Na tarde de quarta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Lins, aconteceu uma concorrida reunião para discussão de um novo modelo de gestão para a Associação Hospitalar Santa Casa de Lins. O evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre as quais políticos, gestores e profissionais da área de saúde pública. Fizeram parte da mesa dos trabalhos o prefeito Casadei, vereador Edgar de Souza, deputado estadual Pedro Tobias, frei Francisco Belotti (Fraternidade São Francisco, de Jaci/SP), bispo Dom Irineu Danelon, secretária municipal Claudia Nunes (Saúde), Eli Castilho (Conselho Municipal de Saúde), Gilson Bossonaro (conselho administrativo da Santa Casa), Dr Fábio Natel (diretor clínico Santa Casa) e Dr Antonio Pinotti (Hospital Geral de Promissão)¸ além de prefeitos e vices dos municípios de Sabino, Guaimbê, Pongaí, Guaiçara, Promissão, Getulina, Cafelândia e Uru.
Após discurso das autoridades, houve uma breve explanação sobre as obras realizadas pela Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus, instituição fundada em 1985 e responsável por 36 entidades filantrópicas ligadas à saúde e recuperação de viciados, entre as quais hospitais e santas casas localizadas em São José do Rio Preto, Mirassol, Presidente Prudente, Santa Fé do Sul, Nhandeara, Aparecida, Jaci e Pirajuí, além dos AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) de Rio Preto e Teodoro Sampaio. O padre Nélio Joel Angeli Belotti (frei Francisco), diretor-presidente da ordem, revelou que antes do compromisso em Lins já havia abordado o assunto com o secretário estadual Luiz Roberto Barradas Barata (Saúde), com quem mantém bom relacionamento. O religioso colocou-se à disposição de Lins e região para colaborar no planejamento da reestruturação do hospital local. O prefeito sabinense Gilmar Siviero foi o primeiro a se manifestar sobre a sugestão anunciada pelo vereador Edgar de Souza, que acredita no consórcio intermunicipal como alternativa viável dentro desse novo modelo. “Sabino está pronta para ajudar naquilo que for preciso, seja lá qual for a quantia”, proclamou o administrador.
Ficou acertada uma nova reunião para a semana que vem, provavelmente em Jaci (região de Rio Preto), quando deverá ser apresentado um pré-projeto a ser encaminhado ao Governo do Estado.