Na tarde desta quinta-feira, no gabinete da presidência da Câmara Municipal, os vereadores Edgar de Souza (PSB) e Aparecido Correia (PMDB) oficializaram a entrega de documentos registrando a história de Lins que foram catalogados ao longo do século passado pelo DDI – Departamento de Documentação e Informação da Assembléia Legislativa paulista. Os dois volumes, contendo mais de 300 páginas e intitulados “Conjunto de Leis Referentes à Criação do Município de Lins”, foram recebidos pelo jornalista Carlos Eduardo Motta Carvalho (Didú, do Correio de Lins), presidente do conselho do Centro de Memória Histórica de Lins.
Segundo revelou Cido Correia, os arquivos foram cuidadosamente selecionados por Benedito Ângelo da Silva (restaurador responsável) e Antonio Sérgio Ribeiro (diretor técnico do DDI), com o objetivo de colaborar para a preservação da história da cidade.
Entre as centenas de páginas das encadernações constam atas, editais, cópias do Diário Oficial do Estado e fotografias antigas de Lins. Raridades como o ato criando o Município de Lins na Comarca de Bauru (31/12/1919), Lei 2.182 mudando para Lins a denominação de Albuquerque Lins da Comarca de Pirajuí (29/12/1926) e a criação da Comarca de Lins (27/12/1927) estão entre os valiosos documentos.
“História não se pode guardar na gaveta. Devemos estimular o interesse das pessoas, principalmente dos nossos jovens, através de exposições e outras iniciativas que despertem a comunidade para a importância de sua memória histórica”, comentou Didú.
A doação passa a fazer parte do acervo que está sendo reunido no prédio da Biblioteca Pública Municipal, onde foi instalado o Centro durante cerimônia ocorrida dia 22 de abril.