O vereador Dr Marino Bovolenta (PV) recebeu, na tarde desta segunda-feira em seu gabinete, a visita do comandante do 44º BPMI – Batalhão de Polícia Militar do Interior, Major PM Oliveira. Na oportunidade, político e oficial da PM falaram à imprensa linense sobre as vantagens do Projeto de Atividade Delegada, ou seja, da contratação de policiais militares e/ou civis pelo município quando estes estiverem de folga das suas respectivas corporações.
“Na capital houve uma drástica queda no índice de criminalidade em algumas regiões consideradas críticas, como a famosa Cracolândia”, exemplificou o comandante do quartel em Lins, que esteve acompanhado do Tenente PM Williams. O comandante frisou que a medida, uma vez implantada em Lins, não somente aumentaria o efetivo nas ruas em 30% ou 40% como também colaboraria para a retirada dos policiais de folga dos chamados “bicos”.
Major Oliveira revelou que já manteve contato com outras cidades, como Getulina e Promissão, no sentido de “vender a idéia”. E adiantou que Lins deverá sediar, em breve, um encontro entre o comando regional da PM e os prefeitos dos dez municípios abrangidos pelo batalhão.
Dr Marino, que há algumas semanas teve indicação de sua autoria aprovada na Câmara de Lins solicitando que o prefeito Casadei estude tal possibilidade, disse que continua insistindo na idéia. “Não tenho dúvidas de que o projeto seja eficaz, isto é, de que esse expediente irá aumentar bastante a segurança da população. Acontece que não depende de nós, vereadores, uma vez que a iniciativa da lei deve partir da Prefeitura”, explicou. O parlamentar cita Bauru, Assis, Sorocaba e Campinas como algumas das cidades aonde a idéia venha sendo discutida.