Na manhã desta quarta-feira (30) o vereador Dr Marino Bovolenta (PV) recebeu a visita do novo comandante do 44º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Leonardo Cardozo. Na ocasião ambos falaram sobre a tão propagada possibilidade de Lins estabelecer convênio com o Governo do Estado para que policiais em horário de folga possam reforçar a segurança pública no município. O parlamentar expressou ao oficial seu grau de satisfação pela manifestação favorável da corporação quanto à iniciativa, cujos resultados positivos obtidos em São Paulo (Lei Kassab) têm motivado cidades como Bauru e Marília a trabalharem no sentido de adotá-la.
“Se o próprio prefeito Casadei comunicou ao nosso comandante da PM que está realizando estudos nesse sentido, é sinal que estamos no caminho certo”, analisou Dr Marino, autor de requerimento aprovado na Câmara de Lins solicitando a implantação do sistema no município.
De acordo com o Coronel Leonardo, a adoção da medida pela Prefeitura de Lins irá “aumentar” o policiamento preventivo local no mínimo em 20%, possibilitando o reforço principalmente da ronda noturna.
A famosa “Lei Kassab”, numa referência ao atual prefeito paulistano, tem colaborado sensivelmente para a diminuição da criminalidade em pontos críticos da Capital. A partir da assinatura do convênio, os cerca de PMs que aderiram ao serviço passaram a receber R$ 12,35 por hora trabalhada. Portanto, num turno extra de 8 horas vem sendo possível que cada agente receba cerca de R$ 100,00.
“Além disso devemos considerar também a retaguarda que a corporação pode oferecer a esses policiais que estiverem atuando pelo município”, lembrou o comandante Cardozo, referindo-se à logística operacional (viaturas, apoio, rede de comunicação, etc) da qual dispõe a Polícia Militar.