O programa “Fala Munhoz”, veiculado pela Lins Rádio Clube AM, diariamente, a partir das 11h, recebeu o presidente da Câmara, vereador Edgar de Souza (PSB), nesta terça-feira, 17. O principal assunto foi os problemas na saúde municipal.
Edgar defendeu que o caminho para pôr fim às dificuldades financeiras da Santa Casa de Lins pode estar na parceria com a Sociedade São Camilo. Representantes da entidade, que administra mais de 40 hospitais no Estado de São Paulo, estiveram em Lins na semana passada.
Será feita uma auditoria no hospital para avaliar a melhor alternativa para solucionar o problema. Para Edgar, a melhor forma seria transformar a Santa Casa em um hospital estadual, sob administração de uma Organização Social (OS), como a São Camilo.
Na entrevista ao radialista Luis Carlos Munhoz, foi citado, também, o auxílio financeiro de R$ 50 mil. que será repassado pela Câmara de Lins ao hospital. Prefeituras e câmaras de municípios da microrregião vão colaborar com outros R$ 50 mil.
Edgar, no entanto, acredita que recursos como esses e os repasses da Prefeitura de Lins e do Sistema Único de Saúde (SUS) não são suficientes para atenuar a crise financeira do hospital. “Temos que ter a garantia de um financiamento permanente”, afirma.
AME EM PROMISSÃO
O presidente da Câmara afirma que o Hospital Geral de Promissão (HGP) não terá condições de atender a demanda de pacientes que deverá ser encaminhada pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A inauguração do ambulatório ocorrerá em breve.
Muitos pacientes, nesse caso, serão atendidos na Santa Casa. Por isso, Edgar endossa pedidos de ajuda. “O hospital de referência na região sempre foi, continua sendo e sempre será a Santa Casa de Lins”, diz. “E precisa receber uma atenção especial dos governos estadual e federal, pois o direito do cidadão à saúde deve ser garantido pelo Estado”.
VIAGEM DE PACIENTES
Edgar também criticou a quantidade de atendimentos e tratamentos médicos feita em cidades da região. Diariamente, 70 pacientes viajam para Bauru, Jaú e Botucatu. “Além do sofrimento imputado a elas, devemos considerar que essas cidades vêem seu custo aumentar ao realizarem o atendimento”, frisou.
MOTO-TAXISTAS
Um convite foi feito à moto-taxistas e a donos de agências de moto-táxi, durante a entrevista à Lins Rádio Clube, para participarem de reunião no plenário da Câmara, nesta quinta-feira, 19, às 19h30. “É preciso rever a lei dos moto-taxistas”, afirma Edgar.
Estarão presentes o diretor municipal de trânsito, Celso Violato e policiais militares. O objetivo é atualizar a legislação local em relação à nova lei federal.