Executivos do Grupo JBS garantiram que estão suspensas as demissões de funcionários que trabalham na unidade da empresa em Lins. O esclarecimento foi feito a vereadores, durante a sessão de segunda-feira, 23. Eles estiveram na Câmara, após convite feito pelo vereador Roy Nélson (PR), por meio de requerimento.
O documento foi enviado pelo vereador à empresa, em fevereiro deste ano. Na época, surgiu a preocupação de que a fusão entre os grupos JBS e Bertin poderia causar demissões e prejudicar a economia do município. A visita foi intermediada pelo presidente da Câmara, vereador Edgar de Souza (PSB).
A reunião teve a presença de quatro diretores do Grupo JBS, que representam as áreas administrativa, recursos humanos, compra e venda e agropecuária. As explicações sobre os planos da empresa na cidade foram a vereadores, e também ao secretário de desenvolvimento sustentado, Israel Antônio Alfonso.
Um dos motivos que levou a empresa a dispensar alguns funcionários, disseram os executivos, foi em decorrência da suspensão de compras de carnes do JBS pelos Estados Unidos. “Eles assumiram que assim que resolver o problema poderão voltar a contratar”, afirma o vereador Roy Nélson.
A sede administrativa do JBS é em São Paulo. O Grupo Bertin centralizava todas as operações em Lins. A fusão obrigou a transferência de funcionários para a capital paulista. Porém, muitos optaram por sair da empresa. Foi essa a motivação para a saída de alguns funcionários da empresa, relata o vereador.
Outra preocupação de autoridades municipais volta-se a matança de animais passar a ser feita, somente na unidade em Andradina, ocasionando novas demissões.
Na reunião, os executivos afirmaram que os animais comprados em Mato Grosso do Sul serão levados todos para Andradina, o que significará economia em transporte, pois não precisarão ser levados até Lins. Mas os animais que forem adquiridos na região de Lins vão para o frigorífico da cidade.
“Os diretores da empresa também informaram que quando algum empresário de outro País for conhecer as instalações da JBS, vai vir para Lins, porque a unidade da cidade é a melhor e mais moderna do grupo”, comenta Roy.