A Prefeitura de Lins vai desapropriar a área, próximo a rodovia Marechal Rondon, onde estão instaladas as torres de transmissão de emissoras de rádio e televisão e de telefonia.
A autorização para as empresas utilizar o local expirou em 2008, afirmou o vereador Roy Nélson (PR), na sessão de segunda-feira, 30.
Como a área é particular, empresas de comunicação se viram obrigadas a pagar um aluguel mensal ou mudarem para outro local.
“Nós corremos o risco de ficar sem os canais de televisão na cidade”, alertou o vereador. A desapropriação pela Prefeitura foi a forma encontrada para solucionar o problema.
Em uma reunião na segunda-feira, entre diretores da emissora de TV e a Prefeitura, decidiu-se pela desapropriação.
“A área passará a ser do município, para que possa alojar outros canais e outras empresas que tenham interesse”, explica.
Na semana passada, diretores da TV Record Paulista, de Bauru, procuraram o vereador. Eles afirmaram que foram procurados por um herdeiro da área, que teria pedido a desocupação do local ou o pagamento de aluguel mensal de R$ 4 mil.
“Não dava para tirar as torres de lá e colocar em outro lugar”, argumenta.
Roy Nélson recorda que a área havia sido cedida ao município por vinte anos, na gestão do ex-prefeito Luis Antônio Tinós. “Esse vereador conseguiu levar todos os canais de TV para o mesmo local”, frisa. A cessão terminou em 2008.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar têm instalados no local torres de rádio, assim como a Embratel e a Claro, além de emissoras de rádio e de televisão.