O avanço da idade não é motivo para ficar parado em casa. Idosos, ou melhor, membros da terceira idade acreditam, cada vez mais, que participar de atividades sociais e esportivas faz bem à saúde.
Em Lins, foi inaugurado na quinta-feira, 2, o quinto grupo de convivência para idosos, conhecido como “Ativa Idade”. O trabalho será oferecido no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Guadalupe, no bairro Bom Viver.
O evento foi prestigiado pelo vereador José Gomes (PPS), que representou o presidente da Câmara vereador Edgar de Souza, e autoridades municipais, entre elas, o secretário municipal de assistência social, Alcindo José Checon e a diretora municipal de habitação, Adriana Moulin Ferrari.
Todas as quintas-feiras, a partir das 14h, diversas atividades e atendimentos serão oferecidos aos idosos, a partir de 65 anos, com a presença de profissionais de assistência social, educação física e terapia ocupacional. “Acho que todo bairro precisava ter esse movimento, que ajuda muito os idosos”, afirma José Gomes.
As atividades no bairro têm 25 idosos inscritos e a meta é chegar a 30 pessoas. “Queremos dar uma ocupação para idosos preencherem seu tempo”, explica Checon.
O próximo grupo de convivência será implantado no bairro Santa Terezinha. Um convênio foi assinado entre o município e o Centro Social Dom Bosco, que cedeu uma casa, onde será a Casa da Amizade e também o projeto para idosos.
A assistente social Ivandra Carla Carneiro , coordenadora do projeto, diz que as atividades oferecem melhor qualidade de vida aos participantes. “A terapia ocupacional, por exemplo, ajuda na memória e em atividades para a vida diária”, comenta. “São diversos aspectos beneficiados, tanto de saúde e social”.