Aconteceu nesta sexta-feira, 19, a 1ª sessão solene de 2016, no qual a homenageada foi a Ilustríssima Senhora Professora Valderez Vegiato Moya, onde foi concedido o título de ‘’Cidadã Linense’’. A sessão foi convocada em atendimento ao vereador Geraldo Correia (PT), que foi o orador da solenidade.
Em seu discurso, o vereador Geraldo relembrou e revelou detalhes da vida de Valderez, que nasceu no dia 19 de fevereiro de 1945, na cidade de Pirajuí. Filha dos senhores Luís Vegiato e Cinira de Oliveira, que ambos faleceram quando ainda tinha dois anos de idade, sendo então criada pelos tios, os senhores Vitório Vegiato e Anaísa Cabral Vegiato. É casada com o senhor Fiorovante Moya Bianchi, há 51 anos, com quem teve três filhos: Marcelo, Rodrigo e Ana Laura; que lhes deram quatro netos: Marcela, Ana Carolina, Roger e Bárbara.
Em 1956, Valderez mudou-se para Lins, para estudar no Centro Educacional Nossa Sra. Auxiliadora, formando-se em 1962, dando início a sua brilhante carreira de educadora, ministrando aulas em escolas rurais, em Lins. Foi ainda docente no município de Promissão e Guaiçara, aposentando-se em 1996.
Sempre engajada em movimentos populares, Valderez foi coordenadora do APEOESP (Sindicato dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo), até que no ano de 1990 filiou-se ao PT (Partido dos Trabalhadores). Já em 1992 disputou o cargo como Prefeita de Lins e ficou em segundo lugar; em 1994 candidatou-se como Deputada Estadual, ficando como quinta suplente; em 1996 concorreu novamente a prefeita e foi eleita, tornando-se a primeira mulher a ser prefeita em Lins, no qual concorreu com cinco homens. Em 2000 foi reeleita para mais quatro anos, encerrando em 2004.
Enquanto prefeita, Valderez conquistou e realizou várias obras para Lins, como: pavimentação asfáltica em 20 bairros, rotatórias, ruas de acesso, sistema de drnagem, galerias pluviais, guias e sarjetas, mais de 600 bueiros em 10 bairros, pavimentação em estradas, construção da ponte ferroviária, constrição da usina de reciclagem de Lins, Coopersol, implantou a coleta seletiva, ampliação ao aeroporto, reabertura da biblioteca Municipal que estava fechada há mais de 10 anos, novas iluminações, reestruturação do PCM, unidade de saúde do Rebolsa, criou o sistema municipal de ensino, cursinho pré-vestibular gratuito, criou o EJA, e fez a entrega de sete conjuntos habitacionais. Realizou também construção de praças, e tantos outros feitos para o município. ‘’Ela melhorou o índice de desenvolvimento do município. Sinto-me extremamente feliz e honrado com essa sessão solene’’, disse o vereador.
Fez uso da palavra a filha de Valderez, Ana Laura. Emocionada, Ana Laura relembrou os momentos de campanha da mãe e quando ela, finalmente, pôde começar o trabalho de prefeita de Lins. ‘’A mãe, que era tão presente em nossas vidas havia transformado seus costumes. O sono não era mais leve, o tempo distante de casa era maior, tinha viagens constantemente, e a distância da família era inevitável’’. Ana Laura ainda citou seu pai, Fioravante, que sempre esteve apoiando e ajudando Valderez. ‘’O trabalho nunca foi simples, mas sempre sobressaiu o coração. Houve erros sim, mas má fé, não’’, disse Ana Laura.
O Sr. Fernando Zar, em nome da Coordenadoria do PT da Macro Região Administrativa, fez uso da palavra. Fernando homenageou Valderez, dizendo que ela fazia a ‘’transformação’’ em Lins. ‘’Valderez, grande amiga. Tenho orgulho de estar hoje aqui, prestando homenagem a essa guerreira importante para Lins, que foi exemplo de dedicação e humildade. Parabéns’’, disse Fernando.
Também fez uso da palavra, em nome da Superintendência do INCRA, o Sr. Américo Talbian Junior, representando o Superintendente Sr.Weligton Diniz. Em sua fala, Américo destacou que o título de Cidadã Linense é para pessoas que prestam serviços relevantes para a cidade ou comunidade, e que colaboram para o desenvolvimento, e que foi exatamente isso que Valderez fez para Lins. ‘’Oferecer esse título à ela é muito justo, essa história tenho orgulho de contar’’, disse Américo.
O prefeito de Lins, Edgar de Souza (PSDB) também fez uso da palavra. Edgar disse que Valderez deu uma contribuição valiosa para o município. ‘’Não somente como prefeita, mas como cidadã, mulher, esposa, mãe’’. Edgar também relembrou os momentos em que ainda jovem, vivenciou com Valderez. ‘’Deixo à minha admiração pelo seu caráter. Você tem marca registrada na história de Lins. Parabéns’’.
Durante a solenidade, foram entregues para Valderez flores e mimos, além da placa de ‘’Cidadã Linense’’.
A homenageada da noite agradeceu a todos pelas palavras. ‘’Nunca pensei em passar por uma homenagem como essa. Obrigada a cada um, pelas palavras, pelos que estão presentes, sinto que é verdadeiro’’, disse Valderez. Finalizou sua fala com um poema, de Mahatma Gandhi, que diz:
‘’Se eu pudesse deixar algum presente para você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos;
A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora;
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem;
A capacidade de escolher novos rumos;
Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação;
E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.’’









