Aconteceu na Câmara Municipal de Lins, nesta segunda-feira, 22, a 4ª sessão ordinária de 2016 onde 12 projetos foram aprovados pelos vereadores.
Antes da deliberação dos projetos, fez uso da tribuna livre a Sra. Mariana Batelochi Sioni Rozeno, que falou sobre “ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti”.
Mariana informou que a Secretaria Municipal de Saúde de Lins aderiu à campanha ‘’Todos Juntos contra o Aedes’’, e ministrou uma pequena palestra sobre o mosquito.
A dengue é uma infecção viral, que é dividida por quatro tipos. Quando alguém adquire o sorotipo um, o corpo fica imune a esse tipo de dengue.
A chikungunya significa ‘’aquele que se encurva, se dobra de dor’’. A dor muscular é tão forte que a pessoa não consegue ficar ereta.
O Zika Vírus é a mais leve, entretanto é a mais complicada. A doença tem relação com a microcefalia, e a cada cinco pessoas com zika vírus apenas uma apresentou sintomas.
Lins enfrentou alguns períodos de epidemias. Em 2007 foram 1336 pessoas infectadas; em 2010 foram 598; em 2011 foram 477; e em 2015 Lins obteve a maior epidemia do país, com 1753 casos registrados. Hoje, em 2016, são oito casos no município de Lins.
Mariana explicou que a Secretaria realizou diversas parcerias com a Polícia, entidades religiosas e até o Exército, onde foram realizadas duas reuniões, que resultou em ações para o município.
Houve a capacitação de soldados para realizar visita de casa em casa, no qual o objetivo era divulgar e orientar a população. Houve também mobilizações e mutirões de limpeza, com a cooperação da prefeitura e do batalhão.
Foram realizadas palestras cujo tema era a relação do Zika com as gestantes, e houve entrega de repelentes.
Essas ações são intensificadas no período de chuvas, mas Mariana ressaltou a importância e necessidade das ações durarem o ano inteiro. ‘’Solicitamos o apoio dos vereadores nessa luta, pois sozinhos não conseguiremos chegar ao nosso objetivo’’, disse Mariana.









