Aconteceu na sexta-feira, 11, a 2ª sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, oportunidade em que foi homenageada a Ilustríssima Senhora Regina Célia Alves Casella. A sessão foi convocada em atendimento a vereadora Solange Bom Viver, que também foi a oradora da solenidade (PMDB).
Em seu discurso, a vereadora ressaltou as conquistas sociais, políticas e econômicas da mulher. O Dia Internacional da Mulher, celebrado desde 8 de março de 1910, é uma data em que os grupos feministas em todo o mundo festejam. Essa data se comemora também nas Nações Unidas e é festa nacional em muitos países. Quando as mulheres de todos os continentes, frequentemente separadas por fronteiras nacionais e diferenças étnicas, linguísticas, culturais, econômicas e políticas, unem-se para celebrar seu Dia, podem contemplar uma tradição de um século de luta em prol da igualdade, da justiça, da paz e do desenvolvimento. O Dia Internacional da Mulher refere-se às mulheres comuns como autoras da história e finca suas raízes na luta que existe durante séculos para participar da sociedade em pé de igualdade com o homem. A ideia de um dia internacional da mulher surgiu no final do século XIX, que foi, no mundo industrializado, um período de expansão e turbulência, crescimento fulgurante da população e ideologias radicais.
A homenageada da noite, Regina Célia Alves Casella, representando todas as mulheres linenses nasceu no dia 15 de setembro de 1952; filha de Sr.Francisco Alves Romão e Dolores Donalonso Alves. Estudou o ensino fundamental na escola Jorge Americano Prof., em Lins, e o ensino médio na escola Centro Educacional Nossa Sra Auxiliadora. Formou-se em Letras na cidade de Lins e em pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Casou-se em 1975 com Cláudio Casella, com quem teve três filhos: Daniel, José Luis e João Paulo. Residiu em Londrina durante 5 anos. Quando voltou para Lins ingressou como professora efetiva, no qual além de ministrar aulas era ela quem limpava as salas de aula e ajudava a preparar a merenda. Foi docente também em Promissão, Guaiçara e Guarantã. São 40 anos de serviços prestados na educação do Estado de São Paulo.
Fez uso da palavra o filho de Regina, João Paulo Alves Casella. João relembrou a luta das mulheres em gestões públicas: ‘’As mulheres que lutaram no passado fizeram a diferença hoje, e a história da minha mãe não foi diferente. Além de dedicada é uma profissional honesta e fez de sua vida um exemplo de disposição e trabalho para seus filhos e seus alunos’’.
Durante a solenidade foi entregue à Regina a placa comemorativa ao Dia Internacional da Mulher além de alguns mimos.
A irmã de Regina, Rosy Mary Alves Donalonso, representando toda a família, também homenageou as mulheres e sua irmã. Em sua fala, Rosy destacou as várias qualidades das mulheres: ‘’Mulher é aquele ser que transmite fé e principalmente amor. Tem respeito aos outros e a si próprio, pois tem a oportunidade de carregar em seu ventre a esperança de um mundo melhor. É a primeira mestra dos filhos ensinando com exemplos de honestidade, integridade e amor ao próximo. Minha irmã tem amor ao próximo e principalmente amor pelos seus alunos’’.
A Natânia Laine Paglione Santos, ex-aluna de Regina também fez uso da palavra. Emocionada, Natânia classificou Regina como ‘’amiga, mãe e consultora’’. Disse também que ela representa, na homenagem, todas as mulheres de Lins. ‘’Não é fácil resumir sua vida tão ativa e participativa. Somos testemunhas das mudanças que ocorreram em 11 anos de gestão’’.
O prefeito municipal de Lins, Edgar de Souza também fez uso palavra. Em sua fala engrandeceu o Dia da Mulher e disse que além de ser uma data comemorativa é principalmente uma data de reflexão. ‘’As mulheres avançaram em suas conquistas ao longo das últimas décadas mas ainda há muito o que avançar e ser construído’’, destacou o prefeito. Edgar reforçou as denúncias de violência contra a mulher e citou a política pública que tem no município, onde através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) oferta serviços de proteção social especial de média complexidade voltados às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como em caso de violência sexual, física e psicológica, abandono e negligência, violência intra-familiar, situação de rua, violência financeira e patrimonial. A unidade também funciona como local de denúncia no combate à violência. Edgar disse também que todas as mulheres estavam bem representadas por Regina: ‘’Nada causa mais pavor a este mundo insensível e individualista do que mulheres que sonham e lutam, e Regina além de sonhar e idealizar ela lutou e conseguiu uma educação de mais qualidade para Lins.’’
A homenageada, Regina Célia, fazendo uso da palavra agradeceu e disse estar lisonjeada com a honra em que foi dada na solenidade: ‘’Hoje a Câmara prestou homenagem as mulheres de Lins através de mim. Uma honra. Foram anos de luta, contradições, incertezas, alegrias e satisfação. Finalmente vimos desabrochar escolas lindas, cheias de jovens comprometidos com seu futuro’’.









