Fez uso da Tribuna Livre nesta segunda-feira, 28, durante a 9ª sessão ordinária de 2016, o jovem Álvaro Paulozzi, que falou sobre o Dia Demolay no Município.
O projeto de lei 28/11, de autoria do vereador Dr.Marino Bovolenta Jr (PMDB) instituiu no calendário oficial do município o ‘’Dia do Demolay’’, comemorado anualmente no dia 18 de março, desde 2011.
A ordem Demolay foi fundada no EUA em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land, patrocinada e mantida pela Maçonaria. No início, Frank não imaginava a magnitude que seria. Álvaro explicou que, ao final da 2ª Guerra Mundial Frank percebeu que os jovens de sua cidade estavam perdendo a referência paterna na família, levando alguns a ‘’se perderem’’. Frank então convidou alguns jovens para irem até sua casa, onde pode discutir assuntos políticos, filosóficos e ler a bíblia. Foi no porão da casa de Frank que nasceu o Demolay.
Álvaro ainda explicou que o nome Demolay advém de Jacques Demolay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem.
Em 1980 a Ordem chega ao Brasil através do maçon Alberto Mansur e em 1985 fundou a primeira instituição responsável pela Ordem, que é o Supremo Conselho da Ordem Demolay para o Brasil, no Rio de Janeiro.
No município de Lins o Demolay começou em 2001, na Loja Maçônica União Brasileira, e no dia 20 de outubro do mesmo ano foi instituído o Capítulo Pedro Druval Guitti na cidade.
O Capítulo possui parcerias com algumas escolas e mantém contribuições com Clínicas, onde contribuem, com as crianças do CRAS. A Ordem ainda tem parceria com o Rotaract e com o grupo de jovens do Lions Club. ‘’Temos firmado parceira com todos os clubes de serviço à comunidade. A Ordem investe em si mesma e em seus membros. Em cada Capítulo desenvolvemos o senso político de cada jovem, que tem como base 7 preceitos e em cima disso buscamos fazer todos esses trabalhos na cidade’’, explicou Álvaro.
O vereador e Presidente da Câmara, Dr. Marino Bovolenta Jr (PMDB) agradeceu: ‘’A explanação foi brilhante e concisa. Tenho muito orgulho da Ordem Demolay e do trabalho que vocês fazem. Fazer essa Lei foi uma satisfação imensa. É importante essa divulgação para que a sociedade conheça a Ordem e o trabalho de vocês’’.









