A presidente do Conselho Municipal de Turismo de Lins, Maria Carolina, esteve presente na Câmara Municipal durante a 9ª sessão ordinária. O intuito da vinda foi expor e esclarecer o projeto de lei 22/16, de autoria do executivo, que abre crédito adicional suplementar no valor de R$ 90.000,00 (noventa mil reais), destinado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentado - SEDESU - contratação de empresa para a elaboração do Plano Diretor do Turismo.
Segundo Maria Carolina, a referida dotação seria usada para contratar uma empresa especializada que irá criar o plano diretor de turismo. ‘’O governo do Estado aprovou no ano passado uma lei que cria os municípios de interesse turístico. Serão 140 vagas e Lins vai pleitear um título para começar a receber recursos do Estado para investir em turismo no município’’, explicou Carolina.
Um dos requisitos é o município ter um plano diretor de turismo, pois só assim Lins seria capaz de pleitear o título na assembleia legislativa.
Para obter o plano é necessário uma pesquisa com turistas que Lins já recebeu e um inventário turístico (ambos já realizados pela prefeitura). Para a elaboração do plano precisa-se também da empresa especializada em consultoria turística, em conjunto com o poder público e iniciativas privadas. Seriam feitas audiências publicas onde a população participaria dando sugestões de construção de projetos e ações que vão nortear o que precisa ser feito para melhorar a infraestrutura turística de Lins.
O repasse da verba é feito pelo fundo estadual do turismo, onde 11% do orçamento do Estado vai para esse fundo e de acordo com o número de habitantes e participação do município é dado o valor do repasse. ‘’Segundo o orçamento de 2004, Lins receberia de imediato mais de 510 mil reais por ano para investir no turismo. A cada ano aumenta. Criando mais atrativo para a cidade melhora a qualidade de vida da população.’’, explicou Carolina.









