Foi realizada nesta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal de Lins, a 39ª sessão ordinária de 2016. Antes da votação dos projetos incluídos na ordem do dia, fez uso da tribuna livre Maria Carolina Simões Pereira, que falou sobre o Plano Diretor de Turismo.
Ela explicou que desde agosto de 2015 o conselho municipal de turismo realiza algumas ações visando a elaboração do plano diretor de turismo de Lins, com apoio da prefeitura. O trabalho começou com a coleta de informações para o inventário da oferta turística municipal, onde foram realizadas oficinas de sensibilização turística para aproximar a sociedade da atividade, atentando para a importância econômica e desenvolvimento local, a fim de despertar o interessa da população sobre o assunto. Foi feito então uma pesquisa de demanda turística no qual se pode definir o perfil dos visitantes.
O processo da iniciação do plano diretor começou em 2016 onde foram realizadas algumas etapas: primeiro a aprovação do recurso para contratação da empresa pelos vereadores, em seguida foi elaborado o edital para a licitação onde a empresa escolhida desenvolveu o plano diretor no qual envolveu a realização de pesquisas em documentos como inventário turístico, pesquisa de demanda, entrevista com entidades, empresas, setores públicos e conselheiros municipais. Por fim, foram realizadas as oficinas técnicas participativas. Todo esse trabalho, segundo Maria Carolina, é objetivado em estabelecer as bases para o desenvolvimento ordenado e sustentável do turismo, integrando e alinhando ao modelo de desenvolvimento. Portanto, era imprescindível a aprovação do projeto, pois conforme explicado por Maria Carolina, o projeto deve conter o estudo de demanda existente no ano anterior a apresentação do projeto. “A nossa pesquisa é de 2015 e devemos apresentar o projeto na assembleia legislativa ainda em 2016, senão vamos perder tudo”, explicou.