Aconteceu na noite da última sexta-feira, 2, na Câmara Municipal de Lins, a última sessão solene de 2016, no qual foi entregue o título de Cidadão Linense ao sr. Nilton de Jesus Oliveira da Silva. O orador da solenidade foi o vereador Diquinho (PMDB), e também autor da propositura.
O Senhor Nilton nasceu no dia 22 de janeiro de 1970, na cidade de Fontoura Xavier, no Estado do Rio Grande do Sul, filho do sr Lavoisier Batista da Silva e da sra Olivia de Oliveira da Silva, ambos já falecidos. É irmão da sra Nilce Reineimer da Silva.
Em Fontoura Xavier cursou todo o ensino fundamental e médio no Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia. Casou-se no dia 7 de janeiro de 1989 com a sra Analice Mezacasa da Silva, com quem tem três filhos: Jefferson, Christoffer e Nilton Junior. Em 1994 mudaram-se para Promissão, onde tornou-se empresário do ramo de restaurantes, gerenciando o famoso Bola Branca Churrascaria. Viveu em Promissão até 2000, quando se mudou para Lins a fim de abrir mais uma churrascaria, a bem sucedida Churrascaria e Chopperia Pampeana de Lins Ltda, situada na Rua Fagundes Varela, nº 175. Com esse empreendimento do ramo de restaurantes, de grande importância comercial e turística para o município, tornou-se pessoa admirada por suas realizações, pela qualidade de sua cozinha e pelo seu atendimento respeitoso e eficiente, em um ambiente muito agradável. Contribui com diversas entidades beneficentes, como a APAE, e com campanhas assistenciais, principalmente da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Portanto, o homenageado não poderia deixar de receber essa honraria da população linense, tendo em vista seus préstimos em prol do município de Lins.
Durante a solenidade, foi entregue ao homenageado a Placa de Cidadão Linense, e também um bóton.
Representando a família, fez uso da palavra Jéferson, filho de Nilton. Em seu discurso, Jéferson destacou que desde criança pôde acompanhar todo o trabalho do pai, juntamente com sua mãe, para conseguirem chegar até onde estão hoje. Ele ainda agradeceu o vereador Diquinho por prestar a homenagem. “Esse título honra ainda mais a história do meu pai e de toda nossa família”, finalizou.
O homenageado da noite também fez uso da palavra. Nilton também agradeceu ao vereador Diquinho pela indicação. Destacou que há 22 anos saiu do Rio Grande do Sul deixando os pais e toda a família para traz e chegou no estado de São Paulo com vontade de crescer e se estabelecer profissionalmente. Contou que moraram durante seis anos em Promissão, onde teve seu primeiro negócio e mantém até hoje. Com desejo de crescer um pouco mais, escolheu Lins para fincar suas raízes por acreditar no potencial da cidade e por confiar no povo linense. “Fomos muito bem acolhidos, e hoje todos prestigiam nosso trabalho. Vi meus filhos estudarem e se formarem aqui e somos muito gratos por isso”, disse. Por fim, Nilton agradeceu sua esposa, filhos, família, funcionários, e todos que ajudaram e ajudam em seu empreendimento.
O Presidente da Câmara, Dr.Marino Bovolenta Jr (PMDB), fazendo uso da palavra, salientou que o título de Cidadão Linense é a homenagem mais importante que a Câmara presta a um cidadão. Parabenizou o vereador Diquinho pela indicação e destacou que o empreendorismo e otimismo de Nilton são motivos de orgulho para todos. “Essa Casa sente-se muito honrada em homenageá-lo e isso estende a toda usa família que o ajudou. Já era linense de coração e agora é de direito”, finalizou.