15 JAN 2020
´G11 PAULISTA´ se reúne com o secretário estadual de Logística e Transportes na busca de recursos para o recape de vicinais, construção de anel viário e ponte
Aeroporto Municipal Governador Lucas Nogueira a Garcez, de Lins, também esteve na pauta de discussões

Na manhã da última terça-feira, 14, o  vereador Neto Danzi (SD), presidente da Câmara de Lins, a vereadora Nadir Zavan Boneti (PV), presidente da Câmara de Sabino, o vereador Ednaldo Aparecido Vieira Paixão (MDB), presidente da Câmara de Getulina e o presidente da Câmara de Reginópolis, vereador Aparecido Lira (PSDB) e o vereador Cássio Ferro (PSD), estiveram reunidos na capital paulista com o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.  Na ocasião, por meio do grupo de trabalho G11 PAULISTA - UNIÃO QUE GERA DESENVOLVIMENTO, eles solicitaram recursos para serem investidos em infraestrutura em seus respectivos municípios.

PEDIDOS DO G11

Sabino, por meio de sua presidente, Nadir, solicitou recursos para o recapeamento da vicinal que liga a sede do município até a balsa que faz a travessia entre “Sabino e Sales”, via Rio Tietê. Já que esta é uma importante demanda daquela localidade que, atualmente, empenha esforços para ampliar o turismo local. Já Reginópolis, representada pelo presidente, Aparecido Lira, destacou a necessidade de recursos para o recape de vicinais já existentes, bem como para a abertura de uma nova vicinal - visando a interligação entre “Reginópolis e o Rio Tietê”.

Já Getulina, esteve representada pelo presidente, Ednaldo, que pleiteou investimentos para a execução de recape em toda a extensão da vicinal que liga a sede do município ao distrito de Queiroz.

Como se percebe, as vicinais, em todos os municípios que compõem o G11, possuem papel estratégico para o desenvolvimento destas localidades. Entre as principais funções destas vias, estão: escoar a produção agropecuária local e regional; servir como caminho seguro para estudantes, profissionais liberais, usinas de açúcar e álcool, entre outros.  Portanto, o G11 entende que, “mantê-las em condições adequadas de uso, é fundamental para o que os municípios membros possam alcançar o desenvolvimento que almejam”.

Com relação ao município de Lins, o presidente do Legislativo, Neto Danzi, solicitou ao secretário Octaviano recursos para a construção do Anel Viário que interligará a Rodovia Marechal Rondon (SP—300) à Rodovia Lins – 030. A obra é de extrema importância para o escoamento da produção agropecuária, mas também, para realizar o desvio do tráfego de veículos pesados que circulam pelas ruas da cidade, além de ser um passo fundamental para a efetivação do “Polo Intermodal de Lins” -  que ligará a Rondon ao aeroporto local e a ferrovia.

Danzi também enfatizou a necessidade de recursos para a construção de uma ponte interligando o Conjunto Habitacional Paulo Freire e os Residenciais Beatriz, Manoel Scalfi, Santa Lucia e San Fernando ao Manabu Mabe. A ponte facilitará, em especial, a vida dos moradores do Conjunto Habitacional Paulo Freire e do Residencial Manabu Mabe – que poderão ser atendidos nas unidades da rede municipal de educação e saúde com mais agilidade, além de diminuir o tráfego da avenida Minas Gerais, que em grande parte do dia se mantém sobrecarregado.

Por fim, ainda em conversa com o secretário Octaviano, Danzi foi informado que, “neste momento, apesar do interesse local e da microrregião não há mais tempo para a inserção do aeroporto linense no rol de investimentos que estão sendo realizados pelo governo paulista. E que tal fato não impede que os agentes interessados – setor público municipal e iniciativa privada – mantenham tratativas para melhor utilização deste equipamento”.

Todos os pedidos realizados pelo "G11" foram devidamente protocolados, e serão analisados pelas áreas técnicas do governo do estado, visando aprovação e possível liberação dos recursos.

Também estiveram presentes na reunião: o coordenador de apoio aos municípios, Clodoaldo Pacce Filho; e os assessores da secretária de Logística e Transportes, Michel Ricardo Carcelen e Luiz Alberto Fioravante.

SAIBA MAIS

Além de Lins, o grupo de trabalho G11 PAULISTA é formado por mais dez Casas Legislativas: Cafelândia; Getulina; Guaiçara; Guaimbê; Guarantã ; Pongaí; Promissão; Reginópolis; Sabino; e Uru. As onze Câmaras, ao trabalharem em conjunto, buscam aumentar a representatividade política e institucional frente aos governos Estadual e Federal, visando maior desenvolvimento econômico e social às suas populações.