Durante a sessão ordinária de segunda-feira (7), na Câmara Municipal, o médico Dr Orrélio Justiniano Rocha usou a tribuna livre para falar sobre a difícil situação financeira pela qual passa a Santa Casa de Lins. O ex-vereador iniciou seu discurso sob a assistência de aproximadamente 20 pessoas, sendo a maioria médicos e enfermeiros que trabalham no hospital.
Segundo o pneumologista, enquanto a classe médica está fazendo “das tripas o coração” para prestar um bom atendimento à população, o prefeito Waldemar Sândoli Casadei não se dá ao trabalho, sequer, de discutir com os profissionais assuntos pertinentes à instituição. “O prefeito não respeita uma das maiores autoridades sanitárias da cidade, que é o diretor clínico da Santa Casa, pois ele [Dr Fábio Natel] já solicitou audiência na Prefeitura e não foi atendido”, protestou Dr Rocha. Ele também criticou o gestor municipal por “ter permitido” a demissão da diretora da Santa Casa, Deiserê Cerqueira César, através de um conselho formado por três assessores da Prefeitura e apenas um representante da sociedade civil. Sobre isso o presidente do Poder Legislativo, vereador Edgar de Souza (PSB), também se manifestou: “Nos causou grande decepção a decisão insana desse conselho ilegítimo”, disse.
Rocha citou a questão do atraso salarial (hospital deve aos médicos os honorários de outubro e novembro), lembrando que eles não recebem benefícios como Fundo de Garantia, Adicional Noturno, 13º Salário, Férias, etc. “Mas independente daquilo que recebemos, o serviço que prestamos à sociedade está muito além. E o mais importante é atendermos os cidadãos que não podem pagar um plano de assistência médica”, declarou, afirmando que os médicos estão trabalhando por amor.
Dr Rocha lembrou ainda que a Santa Casa de Lins possui uma das melhores UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal do Estado, sob a responsabilidade do médico pediatra Paulo Imamura.
Ao encerrar, Dr Rocha deixou um questionamento no ar: “O AME já foi, a Nefrolins já foi, o NGA está para ir... O que irá sobrar para a população de Lins?”.