Ontem à tarde na Câmara Municipal de Lins, o coronel Pedro Batista Lamoso tentou explicar algumas mudanças que vêm ocorrendo na Polícia Militar do Estado de São Paulo e também responder às reclamações da população. “Realmente as regiões de Lins e Jaú ainda estão descontentes, mas em Bauru as pessoas já se acostumaram com o novo padrão nos procedimentos de emergência”, exemplificou o comandante do CPI-4 (Comando de Policiamento do Interior), se referindo ao atendimento pelo telefone 190.
Responsável pela segurança pública dos 89 municípios sob sua jurisdição, Lamoso garantiu, por outro lado, que as mudanças estão dando resultado e que nos últimos 11 anos foi registrada uma queda considerável na taxa de criminalidade. O coronel reconheceu que o efetivo policial não é o ideal, e anunciou que a partir de 2010 o Governo do Estado iniciará a contratação de novos policiais militares. O oficial informou que a PM investirá cerca de R$ 3 milhões nas instalações do novo COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) em Bauru, revelando que a unidade será mais moderna e bem equipada que as existentes em São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Quanto às ligações via 190, o coronel disse que das 100 mil ligações mensais atendidas em Bauru, 3.000 são de Lins. Lamoso garantiu que cada procedimento deve durar em média 2 minutos para o envio da viatura.
Participaram do encontro cerca de 50 pessoas, entre autoridades municipais e da região, líderes comunitários, representantes de entidades e empresários. Presentes os vereadores linenses Edgar de Souza (presidente da Câmara), Roy Nelson, Aparecido Correia, Marcinho Carnes, Mauro Gás, Damião Franco e Dr Marino Bovolenta, vice-prefeita Keiko, secretário municipal Alcindo José Checon (Promoção Social), vereadores de Getulina, Cafelândia e Sabino, tenente-coronel Maurício (37º BIL), João Carlos (assessor do deputado Pedro Tobias), Selma Moraes Perez (Conselho Tutelar), Marcos Tolentino (ETEC Lins), Aparecida Saldanha (Comunidade Negra), Sérgio Manoel (Consab’s) e Aimar Júlio Ribeiro (Fiesp), entre outros.