O presidente da Câmara Municipal de Lins, vereador Edgar de Souza (PSB), reuniu a imprensa escrita e falada na manhã desta segunda-feira (14) para dar uma notícia considerada auspiciosa para Lins e região, principalmente no setor educacional. Segundo ele, que na última quinta-feira (10) esteve em Brasília/DF, a cidade deverá ser contemplada através da instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP).
“Estivemos reunidos com o Dr Elyeser Pacheco, secretario de Educaçao Proficional e Tecnológica, que garantiu a inclusão do município no plano de expansão das escolas técnicas para 2011”, anunciou. Ainda de acordo com o parlamentar, o líder partidário Gustavo Hermann (PSB), ex-presidente da Câmara de Piracicaba e filho do saudoso deputado federal João Hermann, que agendou as reunioes e também participou das audiências que definiu mais uma conquista para a Cidade das Escolas.
Para receber um campus do IFSP a Prefeitura de Lins deverá disponibilizar uma área de, no mínimo, 30.000 m² onde serão construídas as instalações da nova escola. O investimento, por parte do Governo Federal, será de aproximadamente 5 a 6milhões. O local será dotado de salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva e outras dependências.
Entre os municípios que foram incluídos no plano de expansão de 2010 estão Birigui, Catanduva e Avaré, entre outros. Guarulhos, Bragança Paulista, São Roque, Sertãozinho e São Carlos, além da Capital, estão entre as 11 cidades que já contam com uma unidade.
A rede oferece cursos técnicos (Telecomunicações, Automação Industrial, Informática, Agronegócio, Agroindústria, etc), cursos técnicos integrados ao ensino médio (Mecânica, Eletrônica, Química, etc), educação de jovens e adultos, cursos de formação de professores (licenciatura), cursos de engenharia e até cursos de pós-graduação.
Centro Tecnológico
A segunda vitória “maiúscula” obtida por Lins, segundo Edgar de Souza, diz respeito à instalação de um Centro de Inovação Tecnológica na cidade. “Também fomos recebidos no Ministério da Ciência e Tecnologia pelo Dr Alexandre Navarro [chefe de gabinete do ministro Sérgio Resende] e também pelo Profº Roosevelt Tomé Silva Filho [secretário nacional da Ciência e Tecnologia para Inclusão Social], que anunciaram essa outra boa nova para Lins”, comemorou o vereador.
Esse núcleo, explicou o presidente da Câmara Municipal, deverá ser focado na área de Combustíveis do Futuro, devido à vocação de Lins e cidades vizinhas. A existência de usinas de açúcar e álcool e também de uma usina de biodiesel na região seriam alguns dos fatores facilitadores para a vinda do empreendimento. Outro atrativo seria o Projeto “Eletrolixo” (Biodigestor) desenvolvido pela Escola Técnica de Lins (ETEC), mantida pela Fundação Paula Souza.
Cidade Digital
O líder do Poder Legislativo local também obteve informações, na capital federal, de que Lins será incluída no Programa “Cidade Digital” a partir de 2011. Segundo ele, o município deverá receber cerca de R$ 1 milhão em investimentos para instalação da rede que possibilitará o acesso gratuito da população à internet.