Foi publicada na edição de ontem (16), no Jornal Correio de Lins, a Lei Municipal nº 5.375 que dispões sobre a obrigatoriedade da instalação de Câmeras de vídeo nas áreas externas de estabelecimentos voltados a movimentações financeiras. Desta forma, ficam as agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios (inclusive correspondentes) obrigadas a instalar o sistema de monitoramento nos próximos 120 dias. De acordo com um dos artigos da nova lei, os estabelecimentos em questão têm até o dia 16 de outubro para providenciar os equipamentos. Ainda segundo a medida, o não cumprimento da lei resultará em multa diária no valor de R$ 70,00.
A publicação do ato foi comemorada pelo vereador Dr Marino Bovolenta (PV), autor da matéria que foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Lins recentemente. O parlamentar analisa tratar-se de uma vitória para a cidade. “É claro que qualquer mudança, qualquer novidade desperta opiniões favoráveis e contrárias. Mas tenho certeza que em pouco tempo, tanto os proprietários e comerciantes envolvidos como a população em geral aprovará a medida 100%”, comentou.
O médico e legislador linense observa que o aparato a ser instalado nesses locais propiciará maior sensação de segurança aos funcionários e clientes, inibindo possíveis ações de marginais. Durante o processo de elaboração, trâmite e aprovação no Legislativo, Dr Marino revelou ter consultado vários especialistas em segurança pública e privada, como a Polícia Militar, e chegou a ser elogiado pela iniciativa.
“Nós estamos seriamente preocupados em proporcionar dispositivos que garantam mais segurança à população de Lins. Nesse sentido, outros projetos de lei vêm sendo elaborados, sempre visando o bem estar da nossa comunidade”, disse.