Durante dois dias (16 e 17 de junho) a cidade de Lins foi palco do 10º Encontro Estadual de Saneamento Ambiental, evento promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp na arena do Blue Tree Park/Águas Termais Resort. Cerca de 1.100 pessoas entre técnicos, pesquisadores e demais profissionais ligados ao tema marcaram presença na abertura e também nas palestras proferidas por especialistas do setor. O prefeito Waldemar Sândoli Casadei, engenheiros Hiroshi Ietsugu (AESabesp) e Luiz Paulo de Almeida Neto (superintendente da Sabesp/Lins), José Aurélio Boranga (ex-superintende da Sabesp/Botucatu), professor Luis Fernando Léo (vice presidente da FPTE), engenheiro Francisco Kurimori (SENAG/Lins) e José Célio Sardi (Sintaema) compuseram a mesa principal, enquanto a vereadora Guadalupe Boa Sorte (PTB) representou o presidente da Câmara Municipal de Lins, vereador Edgar de Souza (PSB).
Dos temas abordados destaque para o “Tratamento de Esgotos - Implicações Ambientais e de Saúde Pública Relacionados com a Presença de Fósforo no Esgoto Doméstico” (por Américo de Oliveira Sampaio, da Sabesp), “Programa e Ações de Educação Ambiental” (Darcy Brega Filho/Sabesp), “Tratamento de Esgotos - Dilemas do UASB” (Marcelo Kenji Miki/Sabesp) e “Educação Ambiental, Cultural, Turística e Social na ETE de Jales - Aceitação da estação pela População” (Antonio Rodrigues da Grela Filho/Sabesp).
Na manhã de quinta-feira o evento recebeu a visita de Umberto Cidade Semeghini (diretor de Sistemas regionais da Sabesp), que conversou com os colaboradores da empresa após ter sido recepcionado pelos organizadores do Encontro.
Vários fornecedores de produtos e serviços ligados ao saneamento expuseram na feira organizada pela Technical Fairs, anunciando as novas tecnologias do mercado para o setor.
O engenheiro Marco Aurélio Saraiva Chakur, diretor da AESabesp - Pólo Lins, avaliou positivamente o evento e comemorou o fato do Encontro Estadual chegar à 10ª edição na condição de referência nas discussões sobre saneamento ambiental e assuntos da área.