A Câmara Municipal de Lins participou nesta quarta-feira, 23, do lançamento do projeto “Eco Ponto”. A iniciativa pretende dar a destinação correta para o lixo que pode ser reciclado e é produzido na cidade, com a colocação de reservatórios em diversos pontos de Lins, como escolas e instituições.
O projeto foi criado pela Prefeitura de Lins, em parceria com o Grupo JBS e o COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e conta com o apoio de entidades de Lins. O “Eco Ponto” foi lançado em meio às comemorações de dois anos da criação do Centro de Educação Ambiental de Lins, no Horto Municipal.
Representantes de entidades parceiras do projeto ambiental estiveram presentes na solenidade. A Câmara Municipal de Lins que também se preocupa com questões ligadas à sustentabilidade e, inclusive, lançou, recentemente, o projeto “Ecocâmara”, esteve presente ao evento, através das gestoras da iniciativa no Poder Legislativo, Fani Garcia Pinheiro de Souza e Adriana de Oliveira Rodrigues.
Na Câmara de Lins, o projeto visa minimizar os impactos ambientais, diretos e indiretos, gerados pela atividade administrativa, por meio do Programa de Gestão Sustentável, denominado “Ecocâmara”.
Já a proposta da prefeitura com o “Ecoponto” é incentivar a sociedade a se preocupar em separar o lixo reciclável, utilizando-se da educação ambiental. Dezenove instituições da cidade foram escolhidas para separar o lixo produzido pela própria entidade. Todo o material será coletado, periodicamente, pela Diretoria de Limpeza Pública, da prefeitura, que encaminhará a Coopersol (Cooperativa de Resíduos Sólidos de Lins).
O lixo reciclado passará por triagem, separação, prensagem, enfardamento e comercialização. As instituições que participam do projeto receberão certificados.