A história de vida de Nicácio Garcia Hernandes é bastante especial. Ele começou como varredor de páteo da Faculdade de Odontologia de Lins (FAO) e, ao longo de 25 anos, alcançou o cargo de diretor da instituição. São motivos como esse, além de trabalhos sociais desenvolvidos, que levaram a Câmara de Lins a homenageá-lo com o título de "Cidadão Linense".
Nos dias de hoje, ele é professor e cirurgião dentista. Durante vários anos, participou de missões à comunidades indígenas para atendimento odontológico e coordenou projetos em escolas de Lins e região. Também atendeu assentados e pescadores.
Durante a sessão solene, na noite desta sexta-feira, 6, o vereador Dr. Marino Bovolenta Jr. (PV), autor da homenagem, lembrou que, em muitas vezes, Nicácio prefere o anonimato, na realização de trabalhos sociais. "Acho justo essa homenagem, pois a cidade de Lins deve muito ao Dr. Nicácio, pelas obras beneficentes que ele faz", afirma.
O vereador revelou uma antiga intenção em homenageá-lo. "Antes de ser vereador, já pensava que ele deveria ter uma homenagem como essa", diz. Para Nicácio, a homenagem é uma grande honra. "Esse título tem grande importância em minha vida e me sinto muito honrado", garante.
A sessão solene foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Edgar de Souza (PSB) e teve a presença de diversas autoridades. Entre elas, o secretário de desenvolvimento sustentado, Israel Antônio Alfonso, que representou o prefeito de Lins, Waldemar Sândoli Casadei (PMDB).
Após a homenagem, a família de Nicácio ofereceu um coquetel aos convidados, na sala de eventos da Câmara.
ORIGENS
Nicácio, de 64 anos, nasceu em Taiaçu. Viveu, também, em Alto Alegre, onde, após apresentar bom desempenho nos estudos, foi convidado por um professor para morar em Lins. Ele passou a residir na mesma residência dos pais do professor e para ajudá-los, financeiramente, trabalhava como vendedor de salgados na estação ferroviária da cidade.
O homenageado estudou no Instituto Americano de Lins (IAL). Em 1962, começou a trabalhar como varredor de páteo da Faculdade. Foi aprovado para estudar Odontologia, mas, por problemas financeiros, teve de trancar a matrícula. Algum tempo depois, foi convidado para administrar a instituição e teve a oportunidade de retornar aos estudos
A formatura ocorreu em 1972. No ano seguinte, já era professor assistente na disciplina de prótese. Entre 1978 e 1982, coordenou a faculdade e, em 1987, assumiu a direção. Permaneceu no cargo até 1994, quando assumiu a superintendência do IAL.
"A história de vida dele é muito importante. O Dr. Nicácio é plenamente merecedor desta homenagem, pela obra que faz, como professor de faculdade", frisa o vereador. Nicácio teve importantes colaborações ao longo da história da FAO, pois ajudou no processo de construção do atual prédio, no Jardim Americano.
Ele reside em Guaiçara e é casado com D. Luzia, desde 1969 e tem três filhos.