A Câmara de Lins homenageou os 80 anos do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa). A sessão solene foi na sexta-feira, 13. A homenagem foi entregue à diretora geral da instituição, Irmã Ivone Yared. O presidente da Câmara, vereador Edgar de Souza (PSB) presidiu a sessão.
Foram diversas apresentações musicais para lembrar a história de uma das principais escolas da cidade. A sessão foi proposta pelo vereador Roy Nélson (PR). No início da solenidade, ele recordou o fato de ter sido aluno do Censa, assim como a vereadora Guadalupe Boa Sorte (PTB).
A instituição foi criada por lei municipal em 25 de janeiro de 1929, como “Escola Normal Livre de Lins”. O atual nome foi implantado em 1976. “Daquela época até os dias atuais, foram muitas mudanças implantadas na escola”, frisa Roy. “O Censa é digno de respeito e jamais se afastou de seu compromisso social”, completa.
Irmã Ivone está na direção do Censa desde outubro de 2005. Ela agradeceu a Câmara pela homenagem. “Essa não é uma festa só do colégio, mas uma festa de Lins, dos alunos, dos ex-alunos e de educadores”, diz.
Do Censa, surgiram outros projetos com propósitos católico e salesiano, como a Faculdade Auxiliun (FAL), que é o atual UniSalesiano e o Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade (CEMIC).
Para a secretária municipal de educação, Maria Aparecida Golmia, que representou o prefeito de Lins, Waldemar Sândoli Casadei (PMDB), o Censa mantém o mesmo objetivo ao longo dos anos. “Nesse tempo, vem formando gerações de alunos, e ensinando com muita qualidade, sabedoria e vem preparando-os para uma sociedade repleta de mudanças”.
O Censa conta com 60 funcionários e oferece educação infantil e educação especial, além do ensino regular (fundamental e médio). Está instalado na rua Dom Bosco, 431, no centro.