Na tarde desta quinta-feira (2), na Câmara de Vereadores, aconteceu um encontro visando promover a integração e o fortalecimento dos conselhos municipais de Lins. Cerca de 20 pessoas participaram, a maioria líderes ou representantes dos 15 conselhos que atuam na cidade. A reunião foi intermediada pelo assistente social Fátima Bortoleto, e contou com a presença do vereador Dr. Marino Bovolenta (PV) e do advogado Miguel Ferrazoni, da comissão dos Direitos Humanos da OAB de Lins.
Durante o evento, foi exposta a necessidade de uma maior interação e união dos órgãos envolvidos para que as ações propostas por eles conquistem melhores resultados. “Precisamos incentivar uma participação mais efetiva da população junto aos conselhos, que são instituições consultivas e fiscalizadoras das ações governamentais”, defendeu Fátima, que preside o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
O tema acessibilidade foi o mais debatido no encontro, sendo que os presentes chegaram à conclusão unânime de que a lei em vigor desde 2008 no país não vem sendo cumprida em Lins, de uma forma geral. “Não podemos mais tolerar isso. É preciso fiscalizarmos com mais rigor e, se necessário, acionarmos os órgãos competentes para que sejam aplicadas punições àqueles que estão desrespeitando”, comentou Dr. Marino, que tem feito na Câmara um trabalho incansável na defesa dos direitos de deficientes e idosos.
Ficou deliberada a realização de outra reunião, provavelmente em janeiro, para que sejam aprovados encaminhamentos no sentido de integrar definitivamente os conselhos municipais de Lins.
Também participaram representantes do Conseg Rural (Ciro Penteado), Conselho Tutelar (Selma Moraes Perez), Comunidade Negra (Aparecida Saldanha), Conselho Anti-Drogas (Benedito Manne), Conselho do Idoso, do CREBIM (Neuza Gonçalves de Andrade) e ainda a diretora municipal Adriana Moulin Ferrari (Habitação), entre outros.









