A diretora de saúde coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Cristina da Cruz Wanderley Duenhas, esteve na sessão ordinária da Câmara de Lins, na segunda-feira, 21. Ela utilizou a Tribuna Livre para falar sobre o Programa de Saúde da Família (PSF) e acerca do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
O PSF, iniciado em 1997, é desenvolvido pelo governo federal em parceria com os municípios com o objetivo de reformular a saúde pública. A primeira unidade em Lins foi inaugurada em 2004 no Rebouças. Desativado como PSF em 2006, o local passou a ser uma unidade básica de saúde.
Um novo posto para atendimento pelo “saúde da família” foi aberto em 2007, no Pasetto. O diferencial deste serviço à população é a atenção em definir estratégicas de saúde àquela população. “É feito o cadastramento de todas as famílias da área de abrangência, mapeamento, diagnóstico epidemiológico, social e demográfico para determinar as características desses moradores”, explica Aline.
É um trabalho em conjunto com agentes comunitários. Só na unidade do Pasetto, há sete agentes, além de um médico e dois técnicos de enfermagem. O mapeamento ajuda a elaborar um plano de atuação no bairro.
“O foco de atenção é sempre a família. O atendimento é tanto na unidade de saúde como no domicílio”, diz.
Cada agente comunitário é responsável pela visita a 150 famílias, no máximo. Cada residência deve receber, ao menos uma vez no mês, a atenção desses profissionais. Eles são coordenados por enfermeiros, que os supervisionam e chefiam atividades de qualificação.
Os agentes orientam sobre métodos de prevenção de doenças, endemias, e planejamento familiar. Procuram, também, identificar gestantes e encaminhá-las ao pré-natal. “Incentivam o aleitamento materno, acompanham a vacinação periódica das crianças e orientam as famílias no uso de soros, além de realizarem ações educativas na prevenção do câncer”, explica Aline.
Segundo ela, a intenção é dar apoio necessário para os moradores buscarem ajuda em unidades de saúde do município.
Na unidade de saúde da família, há a vacinação de crianças e adultos, realização de curativos, coletas de materiais para exames, consultas médicas por médico generalista, odontológico, uma farmácia básica e atividades educativas multidisciplinares.
Lins também conta com agentes comunitários nas áreas de unidades básicas de saúde. No Centro, são cinco agentes; no Ribeiro, 26; no Junqueira, 13; no Rebouças, 17; no CAIC, 21; e, para uma dessas equipes, há uma enfermeira.









