17 JUL 2020
IMPRENSA
ELEIÇÕES 2020: Mesários são convocados por e-mail e WhatsApp pelos cartórios eleitorais
Justiça Eleitoral paulista prevê convocar mais de 340 mil mesários no Estado

A Justiça Eleitoral informa que os mesários que irão participar das eleições municipais deste ano já estão sendo convocados pelos cartórios eleitorais paulistas, por e-mail e por aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, novidade das eleições. Os cartórios têm até o dia 16 de setembro, conforme a Emenda Constitucional n. 107, artigo 1º, caput, para convocar os cidadãos que atuarão como membros de mesas receptoras de votos e de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos, onde houver.

Para ser válida a convocação on-line, o destinatário deve confirmar de forma expressa o recebimento da mensagem em até três dias úteis. O procedimento será realizado por cada cartório eleitoral, por meio de perfis institucionais criados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

A prioridade é que o procedimento seja feito on-line, sendo possível, entretanto, o envio de correspondência simples e o cumprimento de mandado por oficial de justiça, quando frustradas as tentativas por mensagem eletrônica ou instantânea.

A nova forma de convocação dos mesários, regulamentada na Resolução TRE-SP nº 493/2020, prevê, entre outros benefícios, uma maior satisfação dos eleitores, já que estão dispensados de comparecer ao cartório. A Justiça Eleitoral paulista prevê convocar 343.616 mesários e 87.864 apoios logísticos para trabalhar nas eleições municipais em todo o Estado.

O cidadão que deseja trabalhar ser voluntário pode se inscrever no site do TRE-SP (http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/mesario/ficha-de-inscricao)

Com informações, Justiça Eleitoral (67ª Zona Eleitoral - Lins).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Lins | Jornalista Ricardo Rodrigues.