14 ABR 2020
Câmara envia pedido ao governador João Dória para que apresente alternativas à reabertura gradual do comércio
Vereadores estão preocupados com a falência de empresas e o fechamento de vagas de trabalho em Lins e região

Na última segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Lins, por meio de sua Mesa Diretora, redigiu e enviou um ofício ao governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), solicitando que o mesmo indique alternativas para a abertura do comércio linense. A iniciativa, sugerida pelo vereador Subtenente Elói (MDB), foi feita durante a segunda sessão extraordinária deste ano, realizada no dia 9 de abril, e foi apoiada por todos os legisladores da Casa.

Segundo informa a Mesa Diretora, que é composta por seu presidente, vereador Neto Danzi (Solidariedade), 1º secretário, vereador Gustavo Jordani (Solidariedade) e, 2º secretário, vereador Subtenente Elói (MDB), o Ofício nº 20/2020' (https://www.camaralins.sp.gov.br/arquivos/oficio_20-_2020_14040457.pdf)’, solicita ao governador Dória que apresente “alternativas para que os empresários possam continuar oferecendo produtos e/ou serviços aos seus consumidores”.  O documento destaca ainda que, “sem movimentar a economia, em padrões mínimos para a geração de lucro e renda, não apenas o setor privado entrará em colapso, mas também os governos municipais e o estadual. A falta e/ou extrema redução na movimentação econômica por parte do setor privado, muito em breve, desencadeará para o Estado a falta de recursos provenientes de impostos para a boa prestação de serviços às nossas comunidades”.

Ao final, a Câmara solicita ainda que, “medidas de flexibilização sejam analisadas e implementadas, visando a reabertura gradual dos comércios, entre outros segmentos – respeitando as indicações sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS) e autoridades de saúde locais e nacionais”.

ACELINS E SINCOMÉRCIO QUEREM REABERTURA

Na busca por alinhamento com entidades que possuem interesse na reabertura gradual do comércio local, Danzi manteve contato com representantes da Associação Comercial de Lins (ACELINS) e do Sindicato do Comércio Varejista de Lins (SINCOMÉRCIO).  “Após primeiro contato, recebemos de ambas as entidades ofícios demonstrando apoio para a iniciativa da Câmara. Portanto, acreditamos que a reabertura das lojas seja de interesse da maioria dos que atuam no setor”, disse Danzi.

G11 PAULISTA APOIA A INICIATIVA

O vereador Neto Danzi, que também é o idealizador e líder do ‘G11 PAULISTA – UNIÃO QUE GERA DESENVOLVIMENTO’, enfatiza que os vereadores da microrregião de Lins também querem a reabertura gradual dos comércios de suas cidades.

Segundo Danzi, o G11 também está enviando ofício onde o grupo compartilha e destaca a necessidade de todos terem compromisso com a saúde pública, mas também, com a manutenção de empresas e empregos.

“Quando falamos em nome do G11, estamos dando voz a uma população de mais de 200 mil pessoas, numa microrregião que gera um PIB de mais de 8 bilhões de reais. E que possui uma diversificada economia: agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços. O G11 está extremamente preocupado com a atual situação econômica da nossa microrregião. Não podemos ceifar mais vagas de trabalho. Antes da pandemia já existia uma alta taxa de desemprego, agora, com a crise do Coronavírus, a situação ficou ainda mais difícil”, explica o líder do G11 PAULISTA.

O G11 PAULISTA é formado pelas Câmaras Municipais de LinsCafelândia, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Pongaí, Promissão, Reginópolis, Sabino e Uru.

Danzi espera que a partir destas manifestações, o governador João Dória, que é quem possui a competência para aumentar e/ou afrouxar as restrições ao convívio social, reavalie as medidas de isolamento que tem adotado.

“Acreditamos que a realidade local e microrregional se diferencie dos grandes centros do nosso estado, fato que contribui para reduzir as probabilidades de aglomeração e transmissão da COVID – 19. Tomando os devidos cuidados sanitários, entendemos ser possível a reabertura dos comércios e a volta de certa normalidade até que todo o este mal seja enfim superado.  Esperamos bom senso por parte do governador Dória”, encerrou Danzi.