17/10/2019 às 14:10:00
Nesta sexta-feira (18), Câmara realizará sessão solene para a entrega do título de ‘Cidadão Linense’ a Wagner Oliveira Saoncella

A Câmara Municipal de Lins, realizará nesta sexta-feira (18), a 10ª Sessão Solene deste ano, ocasião em que será homenageado com o título de “Cidadão Linense” o sr. Wagner Oliveira Saoncella, atual coordenador  municipal e  regional Adjunto de Defesa Civil. O projeto de lei que concede tal honraria é de autoria do vereador Baiano do Buzão (CIDADANIA).

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO

Wagner Oliveira Saoncella (52) nasceu em 31 de janeiro de 1967, no município de São Paulo, e reside em Lins desde 1968. É casado com Elaine Claudia Genovez Saoncella, sendo pai de 3 filhos: Alinne, Vitória e Victor.

FORMAÇÃO E VIDA PROFISSIONAL

Saoncella concluiu o curso Técnico de Processamento de Dados no Instituto Americano de Lins (IAL), em 1985, e a Faculdade de Direito na Fundação Eurípides Soares da Rocha, atual UNIVEM, em Marília, em 1996.

Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1986, como Soldado, e logo chegando ao cargo de Subtenente. Enquanto esteve na ativa, participou de diversas missões e ações sociais - campanhas de arrecadação de medicamentos, agasalhos, brinquedos e alimentos para entrega a pessoas carentes.  Além disso, realizou palestras em escolas públicas e privadas, igrejas, empresas, entre outras, com o objetivo de orientar e instruir a população com relação às “Drogas e a Violência”. Muitos foram os viciados em drogas que pediram a ajuda de Saoncella e foram atendidos, sendo encaminhadas a clínicas de recuperação. Tal situação o motivou a ser instrutor do “Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD)”, em 1999.

Em razão dos bons serviços prestados, Saoncella alcançou a patente de 2º Tenente. Sua carreira militar chegou ao fim no ano de 2012, após passagem pelo comando da “Patrulha Comunitária Rural”, onde sensibilizado com a carência de segurança e observando as famílias necessitadas, coordenou campanhas de arrecadação sociais em benefício das famílias que residiam nestas áreas. Neste período, ainda ministrou palestras para a segurança no campo.

Saoncella também se especializou na área de “Direção Defensiva”, ministrando aulas no Curso de Formação de Instrutores (CFC), e palestras de prevenção de acidentes em Lins e região. Tendo sido instrutor nos seguintes cursos: Movimentação de Produtos Perigosos, Transporte Coletivo de Passageiros, Transporte Escolar, Transporte de Emergência, Mototáxi, Moto Frete, Permissão e Renovação.

DEFESA CIVIL

Após período de muito trabalho e grandes realizações na PM, em janeiro de 2013, Saoncella passa atuar na Prefeitura Municipal de Lins. A partir de então, na Defesa Civil linense, ocupa os cargos de Gerente de Segurança Comunitária e Coordenador Municipal de Defesa Civil. Atualmente, a instituição possui 40 voluntários preparados e habilitados para atuação em campo e em situações de emergência.

Ainda neste mesmo ano, em dezembro de 2013, a Defesa Civil recebe o “Cartão de Pagamento de Defesa Civil” (CPDC), um meio de pagamento específico para as suas ações. Ele proporciona mais agilidade, controle e transparência dos gastos à Administração Pública em situações de emergência e calamidade pública. Destaca-se que, dos 35 municípios de abrangência do Banco do Brasil, apenas dois adquiriram o cartão: Lins e Guaiçara.

Em razão de vários contatos da Defesa Civil, Lins adquiriu um equipamento conhecido como “Estação Hidrológica Automática”, o qual foi instalado sobre a ponte da Av. Tiradentes com a Rua Osvaldo Cruz e que irá monitorar 24h por dia o nível das águas nesse trecho de zona urbana (o nível da água do Córrego Campestre), e alertar as autoridades quando há risco de enchente e transbordamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Lins | Jornalista Ricardo Rodrigues.