24 AGO 2009
Câmara sediou reunião do Comitê de Bacia Tietê-Batalha

Com a presença de aproximadamente 80 pessoas, entre prefeitos da macrorregião e profissionais ligados ao saneamento e meio ambiente, aconteceu na manhã desta segunda-feira na Câmara Municipal de Lins uma reunião extraordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica Tietê-Batalha.  O evento deliberou, principalmente, sobre a implantação da Cobrança pelo Uso da Água, com proposta para início da tarifação a partir de 1º de janeiro de 2010.  Segundo os técnicos, o objetivo é reconhecer a água como um bem público de valor econômico, finito, cujo uso deve ser racional e sustentável.

“É preciso esclarecer à população que essa cobrança não será repassada ao cidadão comum”, explicou um dos palestrantes.

Após o vereador Edgar de Souza, presidente do Legislativo, ter recebido os participantes do encontro, a mesa dos trabalhos foi composta pelo prefeito Casadei, pelo prefeito Jorge Ferez Júnior (de Borborema, e presidente do Comitê), pelo secretário-executivo do órgão Lupercio Ziroldo Antonio e pelo vice-presidente Lourival.

Também foi aprovado pela plenária um investimento de R$ 1.565.723,47 em 21 empreendimentos nos municípios que compõem a bacia. A região de Lins receberá R$ 243.779,36 para drenagem urbana a serem realizadas em Lins, Guaiçara, Guarantã e Pongaí, além de R$ 62.400,00 solicitados pela ONG SOS Rio Dourado para mapeamento de nascentes da bacia do córrego Água Sumida (Guaiçara) e outros R$ 64.060,00 para a Fundação Paulista de Tecnologia e Educação promover o aparelhamento da secretaria-executiva do Comitê.