13 OUT 2009
Colapso na saúde da região foi discutido pela ACAMOESP

O tema “crise no sistema público de saúde” foi discutido durante a primeira reunião ordinária da ACAMOESP (Associação das Câmaras Municipais do Oeste Paulista), ocorrida na noite de sexta-feira em Pederneiras, cidade localizada entre Bauru e Jaú.  Cerca de 50 pessoas - a maioria vereadores membros da entidade - participaram do encontro. Também presentes a prefeita local Ivana Camarinha, os deputados estaduais Vinícius Camarinha e Pedro Tobias, além do deputado federal Abelardo Camarinha.

Presidida pelo vereador linense Edgar de Souza (PSB), a sessão durou pouco mais de 1 hora e meia. O vereador Galeno Loureiro Sobrinho expôs a caótica situação vivida pela Santa Casa de Pirajuí, cuja falta de estrutura e crise financeira têm comprometido o atendimento da população local e dos municípios vizinhos (Balbinos, Reginópolis, Presidente Alves, etc). “Nosso hospital está prestes a fechar”, discursou. O vereador Adilson Cirilo de Paula comentou que a Santa Casa de Cafelândia ainda presta bons serviços, apesar de absorver parte da demanda da região. Adriano Maitan (Mirabel), presidente da Câmara de Guaiçara, destacou que os moradores de sua cidade dependem “quase que totalmente” da Santa casa de Lins.  E o vereador promissense João Balduíno manifestou apoio ao hospital de Lins, atestando sua condição de unidade de saúde referência para toda a região.

Ao final da reunião, logo após um inflamado discurso do vereador Waldir Luiz Lamberti (Bady), de Presidente Alves, duas deliberações foram aprovadas: encaminhamento de um documento “Pró-Estatização da Santa Casa de Lins” a ser protocolado junto ao Governo do Estado e o agendamento de audiência com os deputados membros da Comissão de Saúde da ALESP (Assembléia Legislativa de São Paulo) para discussão do problema enfrentado pelo hospital linense.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024