15 OUT 2009
Santa Casa inicia o “Projeto Mãe Canguru”

Seguindo os métodos mais modernos em se tratando de medicina neonatal, o setor de pediatria da Santa Casa de Lins iniciou nesta quinta-feira (15) o Projeto “Mãe Canguru”, onde os recém-nascidos recebem um tratamento humanizado contando com a presença constante dos pais. “O convívio mais intenso com seus progenitores proporciona aos bebês uma maior estabilidade térmica. Além do calor humano, o objetivo é transmitir aos filhos a mesma sensação de proteção que tinham no útero. Esse procedimento permite a alta precoce, menor taxa de infecção hospitalar e conseqüentemente melhor qualidade da assistência com menor custo para o sistema de saúde”, relacionou o médico pediatra Dr Paulo Imamura, responsável pelo setor de UTI Neonatal do hospital.

Os primeiros hospitais a adotar o sistema foram o “Guilhermo Álvaro” (Santos) e o Materno Infantil de Pernambuco (Recife).  Tal iniciativa faz parte da Norma Brasileira de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso, estabelecida pelo Ministério da Saúde, e é endossada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, e também pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Deiserê Cerqueira César (diretora da Santa Casa) e o vereador Edgar de Souza (presidente da Câmara Municipal) prestigiaram o lançamento do programa. Na ocasião, três prematuros assistidos pelo hospital linense gozavam da companhia dos papais e mamães “corujas”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024