Na noite da quarta-feira (26), foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Lins para discutir melhorias nos serviços oferecidos a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluindo a disponibilização de utensílios de conforto.
O evento reuniu especialistas, representantes do Governo, Vereadores, Ministério Público, familiares e entidades da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos das pessoas com autismo.
A audiência foi promovida pela Prefeitura de Lins, através da iniciativa da propositura de um projeto de lei de autoria da vereadora Tania Bueno, que abordou o assunto e teve como principal objetivo debater a amplificação e humanização do atendimento especializado na rede pública de saúde e educação., em especial abordagem sobre utensílios e alimentos de conforto.
Entre os pontos levantados, destacaram-se a necessidade de maior capacitação de profissionais, ampliação do acesso a terapias multidisciplinares, e a distribuição de utensílios de conforto, como fones de ouvido antirruído, brinquedos sensoriais e mobiliário adaptado. A seletividade alimentar também foi amplamente abordada.
Pais e mães relataram desafios enfrentados no cuidado com os filhos, em especial dentro das escolas, onde a seletividade dos mesmos e a necessidade dos utensílios de conforto trazem impacto no estado e desenvolvimento das pessoas com espectro autista. Os relatos e as dúvidas foram registradas e serão destinadas as secretárias responsavéis.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara Tutty Pereira, a vereadora Tania Bueno, vereadora Ana Paula Lopes, veredora Carolina Souto, e os vereadores Robson Peres, Capitão Lourenço, Jheferson Broisler da Causa Animal, Cabral, Wesley de Madureira, Marcelo Muniz, Roy Nelson, Professor Edson Gabriel Junior, Canela, Fábio Câmara e Professor Edson Gabriel Junior.
"A audiência foi um passo importante para fortalecer as políticas públicas e garantir os direitos das pessoas com autismo, seguimos acompanhando o andamento da audiência até que se efetive o projeto, mudando a realidade de muitos autistas" Declarou Tania Bueno, vereadora.
COMUNICAÇÃO SOCIAL DA CML -
Patrícia Figueiredo
Ivan Parente.