09 ABR 2024
VEREADOR EDSON GABRIEL JUNIOR HOMENAGEIA SENHORA "GERALDINA MARIA DA SILVA"
Foi aprovado durante a 10° Sessão Ordinária, o PL n°69/24 de autoria do vereador Edson Gabriel Junior. O referido projeto denomina "Geraldina Maria da Silva", a atual rua 09, do loteamento Residencial Beatriz II.

Familiares da Senhora Geraldina (in memorian) estiveram presentes na sessão, e emocionados agradeceram ao vereador Edson Gabriel Jr pela indicação.

A Senhora Geraldina Maria da Silva nasceu aos 08 dias do mês de janeiro de 1933, no município de Jurema/BA, filha da Senhora Maria Rosa de Jesus.Devido à seca muito grande na Bahia, sua família veio para nossa Cidade. A jovem Geraldina, então, com 17 (dezessete) anos,residiu, nesta época, na Fazenda Santa Cruz, de propriedade do Senhor Chiquinho Junqueira, ex-prefeito Municipal. Fazia o “balainho” e trabalhava na lavoura de café.
Casou-se aos 19 (dezenove) anos de idade,no dia 18 de outubro de 1952, com o Senhor João Pinheiro da Silva, também vindo da Bahia, de Orandi/BA. Desta união, nasceram-lhes 13 (treze) filhos.
Apesar de não ler e mal escrever seu nome, Dona Geraldina fazia questão dos estudos dos filhos, assim sendo, todos estudaram e foram alfabetizados, à exceção de apenas um deles, que era doente. Encontrou várias dificuldades para criar seus filhos, junto com seu marido, mas nunca lhes faltaram nada, devido à sua força de vontade e luta pela sobrevivência, com uma
disposição enorme para o trabalho, vindo a cuidar, também, da saúde dos netos.
Frequentadora assídua da Igreja Bom Jesus dos Milagres, no Bairro do Ribeiro, participava 03 (três) vezes por semana dos cultos. Também gostava de fazer reclamações de coisas erradas que considerava erradas, nas rádios de nosso Município, principalmente no Programa “Balanga-Beiço”, que era seu preferido.
A Senhora Geraldina era uma pessoa simples, extremamente humanitária e sempre disposta a servir os seus semelhantes. Dizia: “gosto de ser humana, não reclamo de ser pobre, pois os ricos me adoram e gosto de ter amizades”.
Foi uma mulher guerreira, esforçava-se para o crescimento dos filhos, depois dos netos e, também, a quem precisasse, sendo
reconhecida como Mãe Linense do ano de 1993, pelo vereador à época Amauri Pinto da Sival, o Dr. Amauri.
Trabalhou até quando aguentou, ficando debilitada, devido à idade, aos 82 (oitenta e dois) anos, mesmo assim, quando visitava os filhos, não os deixava de servir, principalmente passando roupa.
Seu estado de saúde foi se agravando, principalmente com a morte de 03 (três) filhos, sendo uma filha com câncer, além de uma
neta, não podendo mais ficar sozinha, necessitando de cuidados como se fosse uma criança.
A Senhora Geraldina faleceu no dia 22 de janeiro de 2023, aos 90 (noventa) anos de idade, deixando uma lacuna profunda, pois
esta perda foi um lamento para todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-la, sendo sua partida marcada por saudades e lembranças eternas.

COMUNICAÇÃO SOCIAL DA CML -
PATRÍCIA FIGUEIREDO