14 JUL 2021
Alfredo Weiler – Um Grande Herói e Cidadão Linense
9 de julho - Dia da Revolução Constitucionalista de 1932
🛡️Alfredo Weiler – Um Grande Herói e Cidadão Linense

Alfredo Weiler fez parte de uma geração que acompanhou as maiores revoluções tecnológicas em um único século e manteve-se atualizado e vibrante com as transformações que aconteciam. Filho de Walter e Helena Weiler, imigrantes alemães, nasceu em Corumbá/MT, no dia 24 de julho de 1911.
Em 1929, seus pais mudaram-se para Lins e Alfredo Weiler viu surgir a cidade que o acolheria até os últimos dias de sua vida. Aos 20 anos de idade, alistou-se, voluntariamente, para combater na Revolução Constitucionalista de 1932. Foi destacado para servir na 3ª Companhia do Batalhão "9 de Julho", frente de Eleutério. Apesar da derrota paulista em sua luta por uma constituição, dois anos depois da revolução, em 1934, em assembleia eleita pelo povo, a nova Carta Magna foi promulgada.
Após a Revolução de 1932, contraiu núpcias com Anna Rodrigues, com quem teve 3 filhos: Waldir Weiler, Walmir Weiler e Wilma Weiler. Era perito em armas de fogo e comerciante, no ramo de caça e pesca. Aprendeu a profissão com o pai, de quem herdou uma oficina de conserto de armas, tornando-se uma referência em Lins e região. Tinha excelência na realização de trabalhos de niquelação e oxidação, além de confeccionar, artesanalmente, peças de reposição para armas de fogo, em aço e madeira. Prestou relevantes serviços ao Exército Brasileiro e às Polícias Civil e Militar.
Durante a 2ª Grande Guerra Mundial, por ter descendência alemã, sofreu com a perseguição à sua família e seu irmão Waldemar Weiler, lutou em Monte Castelo, na Itália. Em 1959, dois anos após o falecimento de Anna Rodrigues, Alfredo Weiler casou-se com Rozaria Faveron, filha de imigrantes italianos com quem teve mais 4 filhos: Wanda Weiler, Vera Weiler, Alfredo Weiler Júnior e Silvia Helena Weiler. A “Niqueladora", loja comercial localizada na Rua Olavo Bilac, 304, foi reestruturada, passando a oferecer o serviço de abertura de cofres e fechaduras.
Apaixonado por música brasileira, tocava violino, violão e gaita. Era alegre, sensível, inteligente, carinhoso, caridoso e humano. Não media esforços para ajudar amigos, familiares e pessoas carentes. Sempre reuniu uma legião de amigos e lúcido, aos 89 anos, preocupava-se em sorrir ao invés de transparecer a dor que o câncer lhe causava. Era católico, devoto de Nossa Senhora Aparecida, sua madrinha e protetora. Gostava de ler, ouvir música, pescar e, sobretudo, de reunir a família e os amigos.
Desde sua chegada à Lins, foram 71 anos de dedicação à família e ao trabalho. Foi citado no livro "Lins e Seus Pioneiros", de Altamira Ghersel Ribeiro, Editora Cultural Signos. No dia 29 de julho de 1992, a Câmara Municipal de Lins concedeu-lhe o título de "Honra ao Mérito" por relevantes serviços prestados na Revolução Constitucionalista de 1932. Faleceu em Lins, aos 26 dias de outubro de 2000, deixando 7 filhos, 17 netos, 42 bisnetos e 14 tataranetos.
🛡️❤️ O Presidente Robson Peres, em nome de todos da Câmara de Lins agradece a família do Sr. Weiler pela atenção e disponibilidade em contar a nós esta história que faz parte da nossa história Uma honra homenagear este herói linense.
Pode ser uma imagem de 5 pessoas e texto que diz