03 MAR 2020
Nesta sexta-feira, dia 6, Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Nesta sexta-feira, dia 6 de março, a partir das 20h, na Câmara Municipal de Lins, será realizada Sessão Solene em homenagem ao ‘Dia Internacional da Mulher’.  A ilustríssima sra. Maria Kazue Mori receberá o Diploma de Mulher do Ano “Rejane de Paiva Casadei”, como símbolo da mulher linense e pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

A vereadora Fátima Domingues (PMB) é a autora do projeto de lei para a escolha da homenageada. Desta forma, a parlamentar também será a oradora oficial da noite.

SOBRE A HOMENAGEADA

Nascida em São Paulo, no dia 05 de agosto de 1949, Maria é filha dos imigrantes japoneses, Masahari Mori e Shizu Matsuda Mori. Cursou o primário no Colégio Estadual Escola Normal de Lins - CEEN, onde se formou em 1961. Terminou o ginasial em 1966, no Ginásio Industrial Estadual Fernando Costa e o colegial de Formação de Professores Primários, No Instituto de Educação Ialense, concluído em 1969.

Licenciou-se na Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins, no curso de Desenho e Plástica, no ano de 1973. Concluiu a Licenciatura e Educação Artística na Fundação Educacional de Bauru, na Faculdade de Ciências, em 1974. Cursou Especialização em Desenho Geométrico na Escola Superior de Artes Santa Marcelina em 1975 e Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga, em 1979. Recebeu o Diploma de Técnico em Laboratório de Prótese Odontológica em 1978.

Formou-se no Curso de Liderança, Oratória e Valorização Humana, promovido pelo Instituto Cultural Universitário A Tocha – ICUAT, e pela Academia Linense de Letras – ALL, em 1917.

Trabalhou no Banco América do Sul S/A de 1969 a 1974. Exerceu o magistério de 1974 a 1987.  Empresária, decidiu entrar no ramo de calçados e roupas “Jumakin” em que permaneceu até 2018.

É Integrante da Diretoria Executiva da Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins – ABCL, desde 1980, envolveu-se intensamente nas atividades da entidade.

Atuou como Diretora Social, Cultural e Coordenadora em eventos expressivos para a cidade e a colônia japonesa, sendo reeleita em 2019. Participou do Concurso de Monografia, promovido pela Prefeitura Municipal de Lins – PML, em 2008, cujo tema era “a História da Imigração Japonesa em Lins”, sagrando-se vencedora.

Conforme suas palavras, sua vida tem "sido uma sucessão de momentos importantes e inesquecíveis para ela e seus familiares, extensivos à comunidade brasileira à comunidade brasileira que a acolhe e à japonesa que busca servir".

Maria destaca que nasceu em um lar "bem assentado que lhe proporcionou a assimilação dos deveres que lhe competiam observar, na convivência com a cultura brasileira que a recebeu e a japonesa que assentou sua tradição familiar".

A publicação de sua monografia “A História da Imigração Japonesa em Lins”, em 2008, proporcionou-lhe a oportunidade de entrevistar japoneses cujas vidas foram imortalizadas e ilustradas na página que escreveu. Exemplares dessa obra circulam em faculdade de vários países, inclusive no Japão. A Biblioteca de Washington solicitou um exemplar à PML, que se apressou em encaminhá-lo à tida como a maior biblioteca do mundo. Serve de consulta a pesquisadores e universitários, sendo resenhado por alunos dos Estados do Paraná e de São Paulo. Ainda hoje, de várias partes do mundo chegam solicitações para obtenção de um exemplar ou e-mails, cumprimentando-a pela pesquisa realizada. Posteriormente em 2016, complementou essa pesquisa com a elaboração do calendário do Centenário da Imigração Japonesa em Lins.

Entrou na Academia Linense de Letras, ocupante da cadeira nº 29, cujo patrono é Massaru Shibao, cuja biografia pesquisou incansavelmente e pode apresentar em novembro de 2018 na ABCEL, com a presença de familiares e convidados.

Recebeu o “Diploma e Medalha do Mérito 21 de Abril”, da Câmara Municipal de Lins, em Sessão Solene em reconhecimento às atividades que realizou na ABCEL e Academia Linense de Letras - ALL, um momento em que se sentiu com o dever cumprido, comprometendo-se com o bem do Município.

Também relatou as atividades da ABCEL em fotos, quando acompanhou o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal e o Presidente da ABCEL, Ilustríssimo Senhor Akio Matsuura, ao Japão, em outubro de 2013, na obra “Memória Fotográfica da ABCEL” (bilingue).

Está sempre atenta aos magnos problemas sociais, cívicos e culturais, disposta a estender sua dedicação, responsabilidade e talento para o bem-estar coletivo. É, sem dúvida, digna de ser representante da Mulher Linense 2020.

É o que pretendemos fazer durante a solenidade ora solicitada e, para tanto, contamos com o indispensável apoio dos nobres colegas Vereadores, aos quais, antecipadamente, agradecemos.